Vitamina C*

* Hoje no Jornal do Centro

1. O tema da crónica desta semana surgiu-me numa notícia do Folha de S. Paulo com o seguinte título: “Partidos devem favorecer caciques e repetir modelo do laranjal no rateio do fundão”. O título é impenetrável, o assunto, sumarento.

Em 2017, no Brasil, foi criado um fundo eleitoral para financiamento exclusivamente público das campanhas. Para as próximas municipais de Outubro esse “fundão” vai ultrapassar os 2 mil milhões de reais, mais de 440 milhões de euros. E, para estimular a participação feminina, 30% desse balúrdio é reservado a candidatas.

É aqui mesmo que chegamos aos citrinos — “laranjas” são candidatas de fachada para, em seu nome, serem apresentadas despesas fictícias de campanha que, na verdade, ou são gastas por candidatos-macho ou empochadas pelos caciques dos partidos. Uma vigarice. Depois das eleições de 2018, vários sopradores-no-trombone (a minha proposta de tradução para a muito usada palavra inglesa “whistleblower”) deitaram abaixo um ministro de Bolsonaro e abanaram outro. Mas, atenção, estes laranjais não são só “lavoura” da malta do presidente, foram detectados em, pelo menos, 14 partidos.

Fiquemo-nos por um caso hilário e outro arrepiante:

— uma secretária administrativa do então partido de Bolsonaro (ele agora está a criar outro) “recebeu” quase cem mil euros para campanha e teve, ao todo, 274 votos nas urnas;

— a candidata Cleuzenir Barbosa, que foi muito pressionada para entrar no esquema, numa reunião com ela chegou a ser posta até uma arma em cima da mesa, acabou por vir viver para Portugal, país com laranjais tranquilos, quer os que acabam de reconduzir Rui Rio, quer os que nos dão vitamina C.

Anúncio do Centro Oncológico do Hospital Tondela-Viseu, 6/5/2017
Fotografia Jornal de Centro (editada)
2. O governo anda há anos a mentir aos viseenses sobre a renovação das Urgências do Hospital de S. Teotónio e a construção do Centro Oncológico.

Sábado, 25 de Janeiro, às 15H30, no Rossio de Viseu, é tempo para nos começarmos a manifestar pelo fim das empaliações e o começo das obras.

Comentários

Mensagens populares