Os Estados Sociais (# 2) — La rosa enferma
* Hoje no Jornal do Cento aqui 1. Na semana passada , depois de ter descrito as condições históricas que permitiram o desenvolvimento do Estado Social Europeu no pós-guerra, deixei uma pergunta em suspenso: porque é que os partidos que mais contribuíram para este milagre institucional — os vários "PS" da Europa fora — são hoje os que parecem ter mais dificuldade em defendê-lo? Um artigo recente do El País, intitulado “ La rosa enferma: ¿qué le ha pasado a la socialdemocracia europea? ”, dá-nos a fotografia do problema: no início do século, quase 70% dos cidadãos da UE eram governados por primeiros-ministros sociais-democratas; hoje essa fatia reduziu-se a 10%. Basta olharmos para o chamado “eixo franco-alemão” para percebermos o colapso do centro-esquerda: o PS francês ainda mantém força no poder local mas a nível nacional, depois de se ter amancebado com a esquerda radical, perdeu relevância; o outrora poderoso SPD alemão está em quarto nas sondagens com intenções de voto à...

