Poetas e conspiranóicos*

* Hoje no Jornal do Centro aqui

Podcast aqui 


1. Um dos momentos mais fortes da tomada de posse de Joe Biden foi quando a jovem Amanda Gorman leu o seu poema “The hill we climb – A montanha que subimos”. Foi comovente ouvi-la dizer-se “uma negra magrinha, descendente de escravos e criada por uma mãe solteira, a poder sonhar ser presidente, apenas por se descobrir recitando para um.”

Esta é uma tradição recente. Antes de Biden, só houve poesia nas tomadas de posse de Barack Obama, Bill Clinton e John F. Kennedy. 

JFK foi o primeiro: em 1961, convidou um gigante da poesia, o então já octogenário Robert Frost. O velho poeta tinha sido o primeiro a endossá-lo, em Março de 1959. JFK era ainda só um jovem senador pouco rodado, mas Frost, numa entrevista, previu a sua eleição nestes termos: «o novo presidente vai ser de Boston», será «um puritano chamado Kennedy, os únicos puritanos que restam nos dias que correm são os católicos.»

Mais detalhes aqui
Robert Frost fez um poema intitulado “Dedication” para ler na cerimónia. Só que, naquele luminoso dia, o sol a bater na neve encadeou os seus olhos cansados, obrigando-o a desistir da leitura e a recitar, de cor, um seu outro poema — “The gift outright".


2. Nas presidenciais de 2016, os russos piratearam os e-mails de John Podesta, o director de campanha de Hillary Clinton. Como o homem tinha contactos com a pizzaria Comet Ping Pong, os trolls e robôs russos começaram a espalhar nas redes sociais que a ementa da pizzaria era um código para arranjar crianças para sexo e que a candidata democrata dirigia uma rede pedófila a partir da cave daquele restaurante de Washington. 

Aquele lixo, depois, foi picado pelo “Info Wars”, um site norte-americano de teorias de conspiração. Resultado: um conspiranóico de 28 anos invadiu a pizzaria com três armas, deu uns tiros, mas felizmente não morreu ninguém. O maluquinho procurava compartimentos secretos no restaurante com crianças escravizadas, mas só conseguiu encontrar farinha e mozzarella. E quatro anos de cadeia, mais três de liberdade condicional. 

Cada vez há mais gente a engolir “teorias da conspiração”, quanto mais absurdas mais sucesso têm. Então, covidiotas é mato. Mesmo agora durante esta tragédia que estamos a viver. Tentemos meter-lhes juízo na carola.

--------

Nota: para além dos links acima, este texto e o podcast são devedores da leitura de "RÚSSIA, EUROPA, AMÉRICA — O CAMINHO PARA O FIM DA LIBERDADE", de Timothy Snyder, e de "La nieve es plástico, las pizzerías son tapaderas y Kim Jong-un, un doble: la teoría de la conspiración que barre el mundo es más peligrosa de lo que parece"


Comentários

Mensagens populares