Glotofobia*

* Hoje no Jornal do Centro

1. Cada vez há mais chuis da linguagem a quererem prescrever quais são as palavras certas e quais são as palavras erradas, quais as obrigatórias, quais as proibidas.

Esta sanha começou nas universidades norte-americanas e espalhou-se como uma praga. Por cá, é o livrinho que tem “estereótipos de género” e é retirado do mercado, é a dita “linguagem inclusiva” que já saúda “as camaradas e os camarados”, é a “melga” que quer impedir que se chame “burro” a um bípede porque isso é ofender o quadrúpede, é...

O politicamente correcto é uma fábrica de ressentimento que produz flores de estufa, gente sempre ofendidinha, que não pode ouvir nada. Acaba de abrir mais uma frente censórica: inventou uma putativa “linguagem anti-animal”. A resposta nas redes sociais foi hilariante. Já há muito tempo que não se via tantos e tão inspirados textos e memes a cascar nestes chuis da linguagem.
Encontrada no Facebook sem indicação de autoria
Esta reacção foi muito boa. Quem ama a liberdade de expressão tem que meter juízo na cabeça destes censores que, com as suas manias, estão a saturar as pessoas e a criar o caldo de cultura em que medram boçais como Trump e Bolsonaro.

2. Há dois meses, em França, houve uma querela que passou das palavras para os sotaques. Uma jornalista de Toulouse fez uma pergunta a Jean-Luc Mélenchon e este, em vez de lhe responder, pôs-se a imitar o sotaque toulousiano dela.

Foi o bom e o bonito. O homem foi acusado de glotofobia, um conceito cunhado pelo professor Philippe Blanchet, em 2016, e que designa actos de “xenofobia” contra outras línguas ou contra determinados sotaques. Uma deputada de Macron quis logo acrescentar a glotofobia aos vinte e quatro casos de discriminação já listados no código penal. Foi ridicularizada em todos os sotaques franceses.

Portanto, já sabe, caro viseense: se um alfacinha o gozar por falar “achim”, não se amofine, ria-se dele, lembre-lhe que ele diz “abalha” e, na brincadeira, chame-o “glotofóbico”.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares