Realismo

Fotografia de Maxim Chelak

Tinhas a mesma vontade que eu
de louvar a imperfeição
de chamar as coisas pelos nomes

mesmo as que nem chamar se chamam
e o desatino do extremo cansaço.
É por isso que a nossa felicidade,
a que nem sabemos se é
(mas podemos fingir)
está na tristeza que aclamo, logo ao despontar do dia
e na rotina que me despejas, por vezes,
ao fechar da noite.
A minha fé está na dedicação
com que arrumas a loiça lavada
e a tua,
está na emoção com que ajeito os lençóis
antes de fechar os olhos.

Não existe mais nada para além deste querer
Querer sentar-me contigo
e contar-te o desnorte amargo das
minhas palavras
querer
continuar a adorar-te, apesar da dor de estômago.

Não te escondo que já me doeram todas as coisas
a vida, a não vida,
a voz, os cabelos, o pão
mas ao saber-te sentado no momento em
que abrir a porta
deus da secretária de madeira
pai-nosso, amor-meu!
tão existente quanto despojado das
grandes coisas
não há mundo nem ponta de estômago por
mais inflamada que esteja

que me impeçam
de não-doer.
Cláudia R. Sampaio


Comentários

  1. Bom dia e boa semana.

    Da Séria - “No tempo em que” havia músicos a fazer intervenção política.
    Hoje: Crosby, Stills, Nash and Young – “Ohio” – a luta do movimento estudantil
    Esta canção recorda os acontecimentos de 4 Maio 1970, em Ohio,
    Na Kent State University, os estudantes protestavam contra a guerra do Vietnam, quando o governador James Rhodes manda avançar a Guarda Nacional para “erradicar o problema”. Quatro estudantes foram mortos e nove ficaram feridos.
    A música (a poderosa música), que retrata a raiva e frustração dos jovens, foi proibida em muitas rádios nacionais, mas o seu sucesso e divulgação foi imparável.

    “Four Dead in O-hi-o”….

    Os “CSN e Y” são eternos e perfeitos!

    Horas breves de meu contentamento.

    Crosby, Stills, Nash and Young – “Ohio”
    https://youtu.be/TRE9vMBBe10

    Tin soldiers and Nixon coming,
    We're finally on our own.
    This summer I hear the drumming,
    Four dead in Ohio.

    Gotta get down to it
    Soldiers are cutting us down
    Should have been done long ago.
    What if you knew her
    And found her dead on the ground
    How can you run when you know?

    Gotta get down to it
    Soldiers are cutting us down
    Should have been done long ago.
    What if you knew her
    And found her dead on the ground
    How can you run when you know?

    Tin soldiers and Nixon coming,
    We're finally on our own.
    This summer I hear the drumming,
    Four dead in Ohio.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares