Estive na semana passada numa Vilazita da Galiza e vi árvores semelhantes a estas a semearem "neve". Só para deixar aqui a nota que não é só em Viseu. E mesmo eu, sendo uma pessoa que padece de alergias, não tenho nada contra o que estas árvores semeiam. Faz parte da natureza...
A câmara tem uma engenheira agrária que além de se preocupar com as rotundas/jardins poderá aconselhar o vereador do ambiente (Dr. Américo Nunes - licenciado em biologia)a não cometer mais asneiras.
"Transplanto", para aqui, um meu comentário no Facebook (em que omito o nome através de *****):
«Há umas outras árvores — p. exº, as que estão da rotunda do Hotel Montebelo para a Rotunda Engrácia Carrilho — que segregam um óleo peganhento horroroso que faz colar os sapatos. São árvores bem piores que estas que dão esta "neve" que, como diz a ******, serve de matéria prima para o interior de almofadas e colchões.
No futuro era bom que se procurassem outros tipos de árvores para as novas plantações e/ou replantações. Pessoalmente adoro plátanos mas não sei se será uma boa solução.»
Muito obrigado pelos vossos comentários, caros "Olhar por Viseu", "Mi" e "Castanho".
As alergia geralmente são provocadas pelo pólen. O "algodão" é proveniente de choupos, árvores femininas, as masculinas é que polinizam. O "algodão" não causa alergias mas poderá entupir filtros os de ar condicionado das casas e cada vez mais dos automóveis.Por outro lado os choupos exigem muita água mas isso em Viseu não é considerado problema. E o pólen dos chupos é habitualmente considerado moderadamente alergénico.
A verdade é que no dia 4 de Maio de 1989 caiu um grande nevão em Viseu; fecharam escolas e nem se podia andar de carro. Sempre foi mais agradável do que esta lixeira toda. Mas tudo isto faz parte da natureza, é só uma questão de escolher as árvores certas.
Olá, Leonilde Almeida! Nevou em 4 de Maio em Viseu. :-) Já nem me lembrava desses tempos anteriores ao "aquecimento global". O que mostra um "esquecimento global" da minha parte que o seu comentário veio evidenciar. Muito obrigado.
SÓ ALGUÉM MUITO "TAPADO" É QUE NÃO VÊ QUE ESTE TIPO DE ÁRVORES NÃO É PARA A NOSSA CIDADE, JÁ DEVERIAM TER SIDO SUBSTITUÍDAS À MUITO TEMPO
ResponderEliminarEstive na semana passada numa Vilazita da Galiza e vi árvores semelhantes a estas a semearem "neve". Só para deixar aqui a nota que não é só em Viseu.
ResponderEliminarE mesmo eu, sendo uma pessoa que padece de alergias, não tenho nada contra o que estas árvores semeiam. Faz parte da natureza...
A câmara tem uma engenheira agrária que além de se preocupar com as rotundas/jardins poderá aconselhar o vereador do ambiente (Dr. Américo Nunes - licenciado em biologia)a não cometer mais asneiras.
ResponderEliminarMi:
ResponderEliminarJustificar as nossas asneiras com as dos outros é palermice!
"Transplanto", para aqui, um meu comentário no Facebook (em que omito o nome através de *****):
ResponderEliminar«Há umas outras árvores — p. exº, as que estão da rotunda do Hotel Montebelo para a Rotunda Engrácia Carrilho — que segregam um óleo peganhento horroroso que faz colar os sapatos.
São árvores bem piores que estas que dão esta "neve" que, como diz a ******, serve de matéria prima para o interior de almofadas e colchões.
No futuro era bom que se procurassem outros tipos de árvores para as novas plantações e/ou replantações.
Pessoalmente adoro plátanos mas não sei se será uma boa solução.»
Muito obrigado pelos vossos comentários, caros "Olhar por Viseu", "Mi" e "Castanho".
As alergia geralmente são provocadas pelo pólen.
ResponderEliminarO "algodão" é proveniente de choupos, árvores femininas, as masculinas é que polinizam. O "algodão" não causa alergias mas poderá entupir filtros os de ar condicionado das casas e cada vez mais dos automóveis.Por outro lado os choupos exigem muita água mas isso em Viseu não é considerado problema. E o pólen dos chupos é habitualmente considerado moderadamente alergénico.
Alex, há cerca de um mês sofria-se do mesmo mal no Caramulo... :D
ResponderEliminarA verdade é que no dia 4 de Maio de 1989 caiu um grande nevão em Viseu; fecharam escolas e nem se podia andar de carro. Sempre foi mais agradável do que esta lixeira toda. Mas tudo isto faz parte da natureza, é só uma questão de escolher as árvores certas.
ResponderEliminarOlá, Leonilde Almeida!
ResponderEliminarNevou em 4 de Maio em Viseu.
:-)
Já nem me lembrava desses tempos anteriores ao "aquecimento global".
O que mostra um "esquecimento global" da minha parte que o seu comentário veio evidenciar.
Muito obrigado.