Diplomacias *

* Texto publicado no Jornal do Centro em 27 de Outubro de 2006


A saudosa Livraria da Praça (imagem daqui)
     1. Paulo Mendo, ex-Ministro da Saúde de Cavaco Silva, esteve na Livraria da Praça, a falar dos 14 séculos de relações entre o Islão e o Ocidente. Paulo Mendo é um apaixonado pela cultura islâmica e luta por uma aproximação entre Portugal e Marrocos (onde tem casa).
     Na conversa com o público vieram à baila as palavras do papa Bento XVI, na Universidade de Ratisbona, que incendiaram a “rua árabe” que anda de pavio muito curto, como se sabe. Paulo Mendo não gostou das palavras de Razinger e não as achou inocentes.
     Eu penso que elas foram só um tropeção. 
     Bento XVI não vai pôr em causa a aliança estratégica entre o Vaticano e o Islão contra Israel e o Ocidente laico e de costumes “dissolutos”.
     Poderá haver entre o Vaticano e o Islão um ou outro episódio menos risonho como este, mas a “Santa Aliança” entre eles não me parece estar em perigo.

     2. Portugal acaba de se abster, na Comissão de Descolonização da ONU, numa resolução a favor da autodeterminação do Sahara Ocidental. 
     Esta posição, que certamente agradou a Marrocos, é uma viragem na política externa portuguesa. Com esta doutrina nunca teria havido um Timor independente, já que o Sahara Ocidental está para Marrocos como Timor estava para a Indonésia.
Imagem daqui
     O actual Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, apoiou George W. Bush e Tony Blair na desgraça iraquiana. 
     No Parlamento, no caso dos voos da CIA, tem tomado as dores que deviam ser do PSD e do CDS/PP, deixando branquear os erros políticos de Barroso e Portas na questão do Iraque e da luta contra o terrorismo. Esta votação de 16 de Outubro, na ONU, sobre o Sahara Ocidental, vem enegrecer ainda mais o panorama.
     Volta, Freitas, estás perdoado.

Comentários

  1. O gato continua a publicar velharias!
    Se não tem novidades vá fazer ron-ron.

    Buldog

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo que se assina Buldog:

    Tenho nove anos de crónicas "Olho de Gato" — de "velharias" como diz — para publicar.

    E assim será feito com a "desactualidade" que me for apetecendo.

    Sobre este assunto, pode, caso queira, ler os comentários do seguinte post: http://joaquimalexandrerodrigues.blogspot.com/2011/02/olhos-de-gato.html

    Aí perceberá que a sua objecção não é novidade neste modesto estabelecimento.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que ninguém obriga a ler o que é publicado. Há pessoas que gostam de criticar, mas que não sabem ou não têm capacodade para fazer melhor. Por enquanto parece-me (????) que ainda há liberdade de expressão e deveria haver respeito pelas outros. Quem não se respeita a si próprio, não pode ser respeitado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares