Bloguices*

 * Publicado no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 15 de Outubro de 2010 


O blogue Olho de Gato é o irmão mais novo desta coluna. Com algumas adaptações, publico aqui dois textos desta semana do blogue:


O futuro TGV laranja de Viseu?


Daqui


O projecto do Centro de Artes de Espectáculo de Viseu foi adjudicado ao arquitecto Filipe de Oliveira Dias por 764.525,21 euros. Em 14 de Setembro de 2010, há um mês portanto, o Tribunal de Contas decidiu «manter a recusa do visto ao contrato». A coisa está empancada.

Para além de todo este nevoeiro administrativo, há três perguntas políticas que devem ser feitas ao dr. Fernando Ruas*:

1. Qual é o risco de o Centro de Artes do Espectáculo de Viseu vir a ser no futuro, para os cofres municipais, o que o TGV é para as finanças nacionais?

2. Para além dos 20 milhões de euros para construir e equipar a obra, quanto vai custar a sua manutenção e exploração, por ano?

3. Nos tempos difíceis que correm, não devia o PSD-Viseu praticar no concelho a mesma cautela nas "obras faraónicas" que recomenda, e muito bem, ao governo nacional?

[* Que sejam os blogues e a imprensa a fazerem o trabalho da oposição já que o PS-Viseu foi eucaliptado e, depois da deserção de Miguel Ginestal, mete dó.]


O pescador Manuel Alegre 

Desde que, em 29 de Setembro, José Sócrates anunciou o PEC3, a esquizofrenia da campanha alegre acentuou-se:

— ele é a favor do PEC3 pelo lado socialista e é contra o PEC3 pelo lado bloquista;

— ele é a favor do orçamento mas é contra o orçamento;

— ele vai aderir à greve geral mas não vai aderir à greve geral. 

O candidato alegre agora é sempre um "nem carne nem peixe", embora com a voz em alvo, a recitar uma trova ao vento que passa.

O insuspeito blogue Jumento resumiu o estado de espírito de muitos votantes socialistas: «Quanto mais ouço o Manuel Alegre menos detesto o Cavaco Silva.»

Comentários

Mensagens populares