Velhos*

* Hoje no Jornal de Centro aqui
Podcast aqui


1.  Donald Trump tem 74 anos. Joe Biden, 77. Washington lembra Moscovo nos últimos anos do comunismo, quando o império soviético apodrecia dirigido por gerontes caducos, encharcados em vodka. 

A decadência e a deriva moral dos Estados Unidos não começaram com Trump mas, com ele, sofreram uma forte aceleração. Lembremos alguns sinais deste trambolhão:

— a interferência activa e coroada de êxito da Rússia nas últimas eleições presidenciais; 

— a hostilidade da Casa Branca às democracias;

— a tentativa do casal Trump/Putin de destruir a União Europeia. 

Na próxima terça-feira, vai haver uma espécie de segunda volta das eleições de 2016. De um lado temos, de novo, um candidato republicano defensor do fechamento da América; do outro lado há, de novo, um candidato democrata defensor do livre-comércio e da abertura ao mundo.

Há quatro anos, ganhou a América dos vencidos da globalização, perdeu a América cosmopolita. O que derrotou Hillary Clinton não foi a banha-da-cobra da Cambridge Analytica nem o Facebook, o que a derrotou foi o sofrimento dos brancos com baixa-escolaridade que viram os seus empregos na indústria voarem para países de mão-de-obra barata como a China. 

Depois de eleito, Trump abriu guerra a Xi Jinping e entregou três anos de bons resultados económicos à sua base de apoio. O presidente preparava-se para uma reeleição tranquila até que foi atropelado pela Covid. A sua gestão da pandemia foi uma desgraça, os Estados Unidos estão a entrar na terceira vaga, é o país com mais infecções e mais mortes.  

Resultado: a acreditar nas sondagens, ...

... os velhos vão castigar a catástrofe sanitária causada pela incompetência de Trump. E correr com ele.


2. O uso de máscaras e demais cuidados com a Covid evitou a gripe no último inverno do hemisfério sul. Apesar disso, convém não correr riscos. Quem tem mais de 65 anos deve vacinar-se contra a gripe até ao fim de Novembro. 

Para descongestionar os centros de saúde, o ministério fez um protocolo com as câmaras municipais que queiram comparticipar com dois euros e meio na vacina de cada sénior numa farmácia. 

Sem surpresa, a câmara de Viseu pôs-se fora deste programa. As prioridades de António Almeida Henriques são conhecidas. Poupa agora 45 mil euros e, quando acabar a peste, leva os velhos a um arraial minhoto na Quinta da Malafaia ou a outra festarola qualquer. 

Comentários

Mensagens populares