Mudar a estratégia*

* Hoje no Jornal do Centro


1. António Almeida Henriques (AAH) já gastou metade dos dias que poderá ter como presidente da câmara de Viseu. Tomou posse no dia 22 de Outubro de 2013. Acaba de fazer seis anos à frente da maior câmara do distrito, faltam-lhe outros tantos.


Editada a partir de uma fotografia do Jornal do Centro
É claro que, para atingir a dúzia de anos, AAH tem que vencer as eleições de 2021, tarefa que não se afigura difícil: a sua provável adversária socialista, a líder concelhia Lúcia Silva, além de não ter nenhuma ideia política sobre o que quer que seja, faz tudo para mostrar serviço ao governo de Lisboa de quem depende, mas não mostra igual empenho a mostrar serviço aos viseenses. Isso é fatal para os socialistas e um descanso para o PSD.

2. O país não andou para a frente com a Expo 98 e o Euro 2004, muito pelo contrário. Estratégias de desenvolvimento assentes em eventos são um fiasco.

Infelizmente, o sucessor de Fernando Ruas viu neste atalho “eventoal” um, cito, “papel estratégico na promoção do desenvolvimento local e regional”. Derreteu uns largos milhões de euros com minorias privilegiadas, em festas e festinhas borliantes, encadeadas umas nas outras, ainda por cima sem nenhuma ideia global nem nada distintivo para elas. Um falhanço.

Ao fim de seis anos, não sobrou nada. Obra física nova, usável por todos, não há. Em seis anos, novo no concelho, com potencial para servir todos os munícipes, só os autocarros amarelos da MUV. A cidade e o concelho estão mais sujos, mais barulhentos, mais degradados. O município está a descer nos rankings, as contas a entrar no vermelho — em 2018 houve um prejuízo superior a 3,5 milhões de euros.

António Almeida Henriques, mude de estratégia, a que adoptou nos seus primeiros seis anos não é boa. Seja frugal, responda ao básico: impostos moderados, eficácia nos fundos comunitários, ruas limpas, lixo recolhido a tempo e horas, ecopontos lavados com regularidade, bairros e aldeias dignificados, iluminação, segurança, empregos, empregos, empregos.

Comentários

  1. Boa história, boa imagem e uma verdade inconveniente. Contudo verdade
    .
    Não sei é se AH se vai recandidatar, ninguém aguenta este ritmo de actividades!!!

    Hoje esteve uma excelente tarde para enxugar a roupa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares