Menina dos meus olhos

Fosse a menina dos meus olhos puta

e fornicara com as televisões

as duas novas da greta e da gruta

e as duas velhas pelas mesmas razões

 

rectangular e omnipresente nesga

que tem pra tudo as melhores soluções

fosse a menina dos meus olhos vesga

logo lhe dera as suas atenções

 

ai fosses tu menina dos meus olhos

com teus lacinhos e teus caracóis

a inocência vai nos entrefolhos

e fica a pátria amada em maus lençóis

 

entram pelas casas sem ser convidados

tempos de antena e outros futebóis

ficaram todos mais bem informados

opinião pública dos o...rinóis


são cus e mamas a dançar de gatas

mailas gravatas dos seus figurões

as euforias ficam mais baratas

e domesticam-se as excitações


pobre menina ficas à janela

depenicando as tuas distracções

lavas a loiça fazes a barrela

mas essa merda não cede às pressões


os antropófagos das nossas dores

tomaram conta da aldeia global

fazem milhões a converter horrores

em audiências de telejornal

 

o insuportável torna-se rotina

e a realidade já é virtual

a dor da gente é inesgotável mina

que lhes rentabiliza o capital

 

as reportagens e as telenovelas

juntam os trapos pezinhos de lã

com a verdade ali a olhar pra elas

histórias da civilização cristã

 

já não é sangue o líquido vermelho

que nos reserva o dia de amanhã

e tu menina vais-te vendo ao espelho

e sofres dos dois lados do ecrã

 

noventa e quatro chegou à cidade

noventa e oito está quase a chegar

fez vinte aninhos a nossa liberdade

já é bem tempo de a desvirginar

 

e se o dinheiro não dá felicidade

televisões bem a puderam dar

talvez que pra manter a sanidade

eu chegue ao ponto de ter que cegar

 

e a menina dos meus olhos há-de

conseguir ver para além do meu olhar. 

José Mário Branco


Comentários

Mensagens populares