Difícil poema de amor

 

Fotografia de Radu Florin


Separo-me de ti nos solstícios de verão, diante da mesa do juiz supremo dos amantes.

Para que os juízes me possam julgar, conhecerão primeiro o amor desonesto infinito

feito de marés ambulantes de espinhos nas pálpebras onde as ruas são os pontos únicos

do furor erótico e onde todos os pontos únicos do amor são ruas estreitíssimas velocíssimas

que se percorrem como um fio de prumo sem oscilação.


Ontem antes de ontem antes de amanhã antes de hoje antes deste número-tempo

deste número-espaço uma boca feita de lábios alheios beijou.


Precipício aberto: ele nada revela que tu já não saibas.


Porque este contágio de precipícios foste tu que mo comunicaste

maléfico como um pássaro sem bico.


Num silêncio breve vestiu-se a cidade.


Muito bom-dia querido moribundo. Sozinho declaraste a terceira grande paz mundial

quando abrindo os olhos me deste de comer cronometricamente às mil e tantas horas

da manhã de hoje.


Deito-me cedo contigo o meu sono é leve para a liberdade acordas-me só de pensares nela.

As casas e os bichos apoiam-se em ti. Não fujas não te mexas:

vou fixar-te para sempre nessa posição.


Que há? Abrem-se fendas no ar que respiro vejo-lhe o fundo. Tens os olhos vazados.

Qual de nós os dois "quero-Te" gritou?


Bebe-me espaçadamente encostada aos muros. Se és poeta que fazes tu?

Comes crianças jogas ases sentado és uma estátua de pé a cauda de um cometa.


Mães entretanto vão parindo. Os filhos morrerão ainda? Entregas-te a cálculos.

Amas-me demais.


Confesso: não sei se sou amada por ti.


Virás

quando houver uma fala indestrutível devolvida à

boca dos mais vivos. Então virás vivo também. Sempre esperei ver-te ressuscitado.

Desiludiste-me.


E iremos com o plural de nós nos leitos menores onde o riso, onde o leito do rio

é um filho entre os dois. Que farei de teus braços de meus cabelos benignos que faremos?


Nasci-te da minha pele com algumas fêmeas te deitei por vezes. Conheces-me.

Não me tens amor


Grave esta corda cortada agudo seixo me ataste aos olhos para me afundar.


Só por grande angústia me condenas à morte se de mim te veio a cidade

e os minúsculos objectos que já amaste ou que irás amar um dia espero.


Ah a cratera o abismo eléctrico!


Por isso o teu novo amor será comigo mais perigoso

que este imaculado com mais visco de amor cópula mortal.


Calo-me.


Reparei de repente que não estavas aqui. Pus-me a falar a falar.

Coisas de mulher desabitada. Sei que um dia desviarei sem ti os passeios rectos

esvaziarei os gordos manequins falantes. A razão é uma chapa de ferro ao rubro:

se acredito na tua morte começo o suicídio.


Enquanto penetrantemente te espero a luz coalhou. Os pássaros coalharam enquanto te espero.

O leite enquanto te espero coalhou. Haverá outro verbo?


Submersa, muito distante de qualquer inferno de um paraíso qualquer existo eu.

Existirão tais palavras?


É a altura de escrever sobre a espera. A espera tem unhas de fome, bico calado,

pernas para que as quer. Senta-se de frente e de lado em qualquer assento.

Desça com o sono a cabeça de animal exótico enquanto os olhos se fixam

sobre a ponta do meu pé e principiam um movimento de rotação

em volta de mim em volta de mim de ti.


Nunca te conheci — assim explico o teu desaparecimento.

Ou antes: separei-me de ti no solstício de um verão ultrapassado.

As mulheres viajavam pela cidade completamente nuas de corpo e espírito.

Os homens mordiam-se com cio. Imperturbável pertenceste-me.

Assim nos separámos.


Não calhasse morrer um de nós primeiro que o outro porque ambos ao mesmo tempo

será impossível enquanto não houver relógios que meçam este tempo

e as horas fielmente se adiantarem e atrasarem.


Alguma vez pretendi dizer-te o que quer que fosse?

Falava por paixão por tibieza por desgosto por claridade por frio por cansaço

nunca por pretender dizer o que quer que fosse.


Não me desculpo. Se já me cai o cabelo se já não sinto os ombros

é porque o amor é difícil ou a minha cabeça uma pedra escura

que carrego sobre o corpo a horas e desoras

ostentando-a como objecto público sagrado purulento.

O odor que as pedras têm quando corpos.

O apocalipse de tudo quando amamos.

O nosso sangue em pó tornado entornado.


O teu amor espreita o meu corpo de longe. De longe por gestos lhe respondo.

Tenho raízes nos vulcões ternuras íntimas medos reclusos beijos nos dentes.


A pobreza surge dentro de nós embora cautelosos deitados de manhã e de tarde

ou simplesmente de noite despertos.

Ambos meu amigo estamos sentados neste momento perfeitamente incautos já.

Contemplamos um país e sentamo-nos e vestimo-nos e comemos

e admiramos os monumentos e morremos.


Inventei a nossa morte em toda a impossível extensão das palavras.

Aterrorizei-me segundos a fio enquanto em corpo nu ouvindo-me adormecias devagar.


Com a precaução de quem tem flores fechadas no peito passeei de noite pela casa.

Um fantasma forçou uma porta atrás de mim. Gemendo como um animal estrangulado acordei-te.


Enterro o meu terror como um alfange na terra.

Porque é preciso ter medo bastante para correr bastante toda a casa

celebrar bastantes missas negras atravessar bastante todas as ruas

com demónios privados nas esquinas.


Só o amor tem uma voz e um gesto mesmo no rosto da ideia que me impus da morte.


És tu tão único como a noite é um astro.


Sobre a poeira que te cobre o peito deixo o meu cartão de visita

o meu nome profissão morada telefone.


Disse-te: Eis-me.

E decepei-te a cabeça de um só golpe.


Não queria matar-te. Choro. Eis-me! Eis-me!

Luiza Neto Jorge


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