Obras gráficas de Francis Bacon — Galeria WOW

 Até 26 de Setembro, World Of Wine, Vila Nova de Gaia, + aqui

Fotografia Olho de Gato


Francis Bacon, em discurso directo*:

1
Na maioria das minhas obras retratei figuras em profundo estado de inquietação, no entanto não sei se tive sucesso ao transmitir isso...

Sempre pretendi expor as coisas da forma mais directa e crua possível, e talvez isso tenha chocado algumas pessoas que tendem a ofender-se com os factos ou com aquilo que antigamente era a verdade real.
1966 


2

Realizei muitos auto-retratos, apenas porque as pessoas ao meu redor morriam como moscas e eu não tinha mais ninguém para pintar além de mim...

Na verdade, odeio o meu próprio rosto, mas continuo a retratá-lo pois não tenho outras pessoas para pintar.

1975


3

A asma é um lamento terrível; quando a noite cai, nunca temos a certeza se acordaremos na manhã seguinte.

Ela ataca um dos grandes alicerces da vida — a respiração.

Sentimo-nos em permanente penitência, sempre prontos para morrer a qualquer momento.

********

As pessoas pensam que a morte se esquece, mas não.
Eu tenho uma vida muito infeliz, porque todas as pessoas de quem realmente gosto já morreram.

É impossível não me relembrar delas constantemente; o tempo não cura.

Então, em vez de me concentrar na obsessão da perda, do físico dos que morreram, coloquei esse sentimento no meu trabalho, na minha obra.

Porque um dos caminhos do tão aclamado amor, pelo menos para um artista, é a destruição.

2003


Fotografia Olho de Gato

* No catálogo da exposição

Comentários

Mensagens populares