As coisas que importam

Colt 38 “Police Positive”, de Al Capone, leiloado por 64.250 libras, em Junho de 2011 

 


As televisões anunciam: revólver 

de Al Capone leiloado em Londres. 

E eu em Maputo. Que falta de pontaria 

para o destino! Serei sempre como a figueira, 

molenga, uma alma 

que é uma espelunca-de-aluger 

e incapaz de frutificar a tempo

de ter as raízes pisadas 

pelas olorosas sandalinhas de Cristo. 


Já perdi por um fio a guilhotina 

de Robespierre, um tufo da melena 

de Hitler, uma sela marchetada a marfim 

de Bush, o texano, um selo exortativo 

da Grã Perenidade de Mugabe 

e dois botões de punho de Kadafi.

Só nos últimos 6 meses. 


É isto, sem nada para deixar aos filhos.

Talvez um 123 para porem as farófias 

no ponto, mas, é lá o mesmo!

A minha vida deslaça sem que eu adira, 

ainda que simbolicamente, a um crime 

de monta, uma crueldade com estardalhaço 

que vergue de medo a própria sombra. 


Que tristeza ó minha mãe, que me erodiste

a ruindade: eis-me um podengo 

do bem! Venha uma revoluçãozinha, 

onde eu pudesse fuzilar os refractários 

e alguns poetas mais burgueses!

Chamava-lhes um figo. Hum! 


Não há aí quem queira leiloar 

esta minha incapacidade para estar 

onde as coisas que importam acontecem?

Eu vendo, por muito dinheiro!

António Cabrita


Comentários

Mensagens populares