Entrevista de emprego

Fotografia de Charles Deluvio


Desculpe, tem toda a razão, não pensei que fosse um

aspecto impeditivo,

prejudicial ao nosso relacionamento, claro, claro,

ao nosso relacionamento

profissional, tem toda a razão, devo ter cuidado com as palavras,

sim,

e o senhor, o senhor gosta de palavras, não, mas tem ao menos

cuidado com elas,

e de mulheres, o senhor gosta de mulheres, pergunto, trata-as com

respeito,

o senhor sabe pontuar uma conversa, pergunto, sabe fazer as pausas

certas,

desculpe, tem toda a razão, quem faz as perguntas aqui é o senhor,

e eu respondo, claro, se souber, mas sei pouco, tem toda a razão,

sim, sou formada em Letras, desculpe, sim, sim, gosto de Línguas,

sim,

mas não da sua, confesso, desculpe, desculpe, é que de repente

pensei

que pudesse estar a interpretar-me mal com o duplo sentido da

palavra língua,

sabe como é, hoje em dia todo o cuidado com a palavra é pouco

e eu tinha acabado de lhe perguntar se gostava de mulheres,

podia soar a sedução,

na verdade só procurava saber se o senhor era machista,

desculpe, fui indelicada,

sim, tem toda a razão, eu gosto é de livros, eu gosto é das

notícias que não vêm

nos jornais, eu gosto é de histórias de encantar, mas olhe que há

algumas bem cruéis,

não, não são só as de terror, olhe que o terror às vezes está aos

pés da câmara,

não, não, eu disse câmara, ouviu bem, achei que se dissesse

cama podia voltar a

baralhá-lo, e daqui a pouco ainda pensava que tenho algum

interesse em si,

tem razão, tem toda a razão, não me lembrei de destacar esse

aspecto no currículo,

não pensei que escrever poemas fosse uma condenação

curricular,

mas já que pede a minha opinião, compreendo que o senhor

não há-de precisar

de uma pessoa como eu, repare, eu gosto de olhar para o céu

horas a frio,

não, não, eu disse frio, ouviu bem, pareceu-me o termo

adequado a este diálogo,

e sim, tem toda a razão, eu não devia tê-lo feito perder o seu

tempo, desculpe,

desculpe não lhe ter dito mais cedo que só sei ler e escrever,

desculpe não lhe ter dito mais cedo que sou apenas o contrário de um analfabeto.

Filipa Leal


Comentários

Mensagens populares