Sobresselentes*

* Hoje no Jornal do Centro, podcast e vídeo aqui

A última sessão pública da câmara de Viseu, ocorrida em 23 de Julho, foi gravada e está online, acessível a todos os munícipes. Isso é muito positivo. António Almeida Henriques (AAH) merece aplauso. Há que continuar este “prestar de contas” que facilita a vida a toda a gente.

No início dos trabalhos, o presidente informou os três vereadores socialistas que não ia haver interrupção para férias e a câmara ia ter duas sessões também em Agosto. Logo a seguir, em tom neutro, para efeitos de registos de presença, disse o seguinte:

«Referir também que, nesta reunião, a sra. vereadora Lúcia Araújo Silva solicitou a sua substituição; que, por sua vez, a pessoa que está a seguir na lista, Maria Isabel Correia Júlio dos Santos, também solicitou a substituição; Cristóvão Francisco também solicitou a substituição; Vanda da Costa Batista também solicitou a substituição; Joaquim Nelas também solicitou a substituição; pelo que está o vereador em regime de substituição Rui Lima, portanto, oitavo, se não estou em erro, na lista.”

Como AAH descreveu toda esta ciranda substitutiva num tom nada hostil, e sem nenhuma espécie de reprovação, percebe-se que aquela jigajoga é rotina e o autarca com aquilo já nem gasta munições. A seguir é que passou ao ataque e a coisa mais amável que chamou aos vereadores socialistas foi “cucos”.

Aquele ora-agora-vou-eu-ora-agora-vais-tu é costumeiro. Legal, também é. Claro que é. Mas que é uma aberração democrática, isso não haja dúvida nenhuma.

As pessoas votam no político A e, depois, quem exerce o cargo é o político B, ou o C, ou o D, ou, não podendo nenhum destes, vai-se correndo o alfabeto.

Conhecimentos dos dossiers de quem vai lá de vez em quando? Nenhum, mas isso não interessa nada.

Respeito pelos eleitores a quem se mostrou uma cara nos outdoors que depois não aparece? As pessoas comam e calem.

Numa altura em que muitos carros até já nem trazem roda extra, por que razão nas autarquias são precisos tantos “vereadores sobresselentes”?


Fotografia de Sebastian Huxley
Não seria melhor arranjarem uns pneus bons? Perdão, arranjarem uns eleitos bons que trabalhem mais e furem menos?

Comentários

Mensagens populares