Caixinhas*

* Hoje no Jornal do Centro

1. Como a substituição de Joana Marques Vidal por Lucília Gago não abrandou o combate à corrupção, António Costa e Rui Rio entraram em plano B: tentar, ainda nesta legislatura, o controlo político do ministério público e retirar-lhe a sua autonomia financeira.

Costa, nestes assuntos, actua pela calada, mas Rui Rio não esconde ao que vem. A sua conversa sobre "banhos de ética" é só isso: conversa. Basta lembrar que o líder do PSD mantém a confiança política no afiançado Álvaro Amaro.

Desta vez, o bloco central falhou graças ao efeito combinado de uma greve que parou os tribunais e uma admoestação pública do presidente Marcelo. Mas o PS e o PSD vão voltar à carga. A justiça vai ser um campo de batalha na próxima legislatura.


2. Num debate no parlamento alemão para reconhecimento de vários tipos de género, um guedelhudo, deputado da extrema-direita, foi ao púlpito e começou: «caros homossexuais, caras lésbicas, caros andróginos, caros bigénero, caras mulheres-para-homens, caros homens-para-mulheres, caros género variável, caros...» O homem fez aquela saudação a 44 géneros diferentes a que acrescentou um «caros outros», para o caso de haver mais que não lhe ocorriam. O vídeo daquela palhaçada é um sucesso nas redes sociais.


Já Marchavas, 1ª Marcha pelos Direitos LGBTI+ de Viseu, 7 de Outubro de 2018
Fotografia Olho de Gato

A 28 de Junho, para assinalar o dia do orgulho gay,
o New York Times lançou aos seus leitores o desafio para descreverem como se identificavam nos relacionamentos. A análise às cinco mil respostas recenseou 116 palavras e expressões diferentes para sexualidades e identidades de género. Três exemplos: "bi-romântico", "não-binário", "assexual".

Como se vê, estas divisões em sub-sub-subgrupos acrescentam um "etc" quilométrico à velha sigla LGBT.

Há aqui um sinal de diversidade humana, claro. Mas — como observou cheio de razão António Gil no Facebook desta coluna — há também muita gente a querer "fazer parte de uma caixinha quando o objectivo devia ser acabar com todas as caixas".

Comentários

Mensagens populares