O povo votou e votou muito*

* Hoje no Jornal do Centro, nas bancas e aqui

Nas eleições de domingo, votaram mais 600 mil pessoas do que em 2022 (não podia haver melhor homenagem aos 50 anos do 25 de Abril) e os dois partidos populistas arrecadaram um em cada cinco votos (18% para o Chega, 4% para o Bloco de Esquerda).

Daqui (editado)

AD — Luís Montenegro reeditou uma coligação do tempo de Sá Carneiro, com o CDS e o PPM, e isso amarrou-o a uma imagem do passado; o PPM não lhe deu um voto e o centrista Paulo Núncio, ao querer mexer no que está bem em matéria de interrupção voluntária da gravidez, afugentou voto feminino; Montenegro dará um tiro no pé se levar este beato do CDS para o governo.

PS — a imagem esquerdista de Pedro Nuno Santos desajudou-o muito; não ganhou os indecisos que estavam ao centro e a deslocação global do eleitorado para a direita deixou-lhe pouco voto útil a ganhar à esquerda; o aparelho socialista, ao ter derrotado José Luís Carneiro, traçou o destino destas eleições.

Chegaé o partido da direita radical com o crescimento mais rápido na Europa; Ventura amealhou mais de um milhão e cem mil de votos mas nada depende dele; se Montenegro arranjar um governo capaz de lidar com os problemas mais prementes — professores, polícias, médicos, máfias na imigração, IRS da classe média —, o pecúlio do líder do Chega fica pendurado no vácuo.

IL — a ideia liberal pegou; mesmo com um líder sem carisma, o partido manteve posições; quando é que Carlos Guimarães Pinto, de longe o melhor deputado do parlamento, retoma a liderança da IL?

BE — em 28 de Maio de 2023, no dia em que pegou nas rédeas do partido, Mariana Mortágua chegou-se aos microfones, pôs a voz em alvo, e bradou: “ainda não viram nada!”; continua a não se ver nada.

PCP — dezassete deputados em 2015, doze em 2019, seis em 2022, quatro agora; quatro deputados putinistas.

Livre — a única boa notícia para a esquerda nestas eleições; uma esquerda verde e europeísta, que defende os valores do Ocidente, que não os odeia como as outras duas esquerdas radicais, passou a ter um grupo parlamentar de quatro deputados.

PAN — tudo na mesma como a lesma.

ADNquantos dos seus 100 mil votos foram enganos de eleitores da AD?; quantos foram votos evangélicos?; como cada voto vale €2,77 por ano, este partido teve um jackpot.

Comentários

Mensagens populares