Drenagens atípicas e chouriços televisivos*

* Hoje no Jornal do Centro, nas bancas e aqui

1. Até 1891, comércio de escravos no Brasil; no virar do século XIX para o século XX, fornecimentos à guerra dos Bóeres; nos anos de 1930, comida e armas para os franquistas durante a guerra civil espanhola; na década seguinte, volfrâmio para a Alemanha nazi; durante os anos de 1960 e 70, negócios pinguentos com os estados racistas e párias da Rodésia e da África do Sul.

Esta lista de negócios das elites portuguesas, em “situações de marginalidade internacional”, é encontrável em “Não há mapa cor-de-rosa, a história (mal)dita da integração europeia”, um livro do saudoso José Medeiros Ferreira, o ministro dos negócios estrangeiros que tratou da nossa adesão à CEE. Aquele bem-humorado açoriano cunhou uma designação genial para estas actividades duvidosas da nossa casta: “drenagem atípica de rendas exógenas”.

Ora, muita água tem corrido debaixo das pontes, até já mudámos para o século XXI, mas quem manda no país — a saber: a grande advocacia dos negócios, a banca, a aristocracia política lisboeta — não perdeu o jeito e continua a fazer, com competência, esta “drenagem atípica de rendas exógenas”: ele é os vistos gold para oligarcas de todas as latitudes; ele é a importação de mão-de-obra migrante às máfias; ele é, acima de tudo, a captura sistemática dos dinheiros da “Europa”. Esta “drenagem” está a levar Portugal para o último lugar dos rankings europeus.


2. Cada voto vale, por ano, 1/135 do valor do Indexante dos Apoios Sociais (€509,26 em 2024).

Isto é, o nosso voto nas legislativas serve para duas coisas:

(i) para eleger, ou não, um deputado;

(ii) para, em cada ano, dar €3,77 ao partido em que pusermos a cruzinha, desde que ele tenha pelo menos 50.000 votos.

A primeira destas utilidades é muito falada pelos políticos e pelos media. A segunda não. E devia.


3. Senhoras e senhores candidatos: a vossa conversa sobre “governabilidade” não aquenta nem arrefenta. Só serve para encher chouriços nas charcutarias televisivas.

Ó alminhas, tratem mais do futuro e menos do passado. Digam ao que vêm. Acendam esperança nas pessoas. No dia 10, o povo, que é quem mais ordena, trata da "governabilidade". 

Comentários

Mensagens populares