Sexta-feira 13*

* Hoje no Jornal do Centro

1. Esta não é a primeira nem a segunda vez que brinco aqui com a sexta-feira-treze, dia do azar em que ninguém acredita, assim como ninguém acredita em bruxas, pero que las hay, las hay...

Os media e as redes sociais em dias como os de hoje enchem-se com as recomendações desazarosas do costume: não passar debaixo de uma escada, não abrir o guarda-chuva dentro de casa, pregar uma ferradura na porta, dar três pancadas na madeira, evitar os olhos amarelos dos gatos pretos. Pobres felinos tão lindos, os gatos pretos, difamados desta maneira.

Mas não há azar, é para nos rirmos uns com os outros, enquanto vão passando estes amáveis dias de Setembro.

2. Hoje, dia de azar, conforme bamboleiam os cartazes espalhados no Minho, o palco do Multiusos de Guimarães tem a sorte de contar com “Gipsy Kings BY Andre Reyes”. Traduzindo: “Gipsy Kings POR Andre Reyes”.

Amanhã, dia sem azar, conforme bailam os cartazes espalhados nas Beiras, o palco da Feira de S. Mateus vai ter a sorte de contar com “Gipsy Kings FEAT Andre Reyes”. Traduzindo: “Gipsy Kings COM A PARTICIPAÇÃO DE Andre Reyes”.

Esta publicidade diferente fez com que este jornal tivesse que fazer uma notícia a traduzir os cartazes. Deve dizer-se que o BY de Guimarães percebe-se melhor do que o FEAT de Viseu.

Enfim, importante mesmo é que os ritmos ciganos do “Bamboleo” façam “Volare” pessoas felizes pela feira fora. E que, com a participação de todos, haja muita diversão e alegria, ...
Fotografia Olho de Gato
... mesmo naqueles a quem a barraca da Sumol tapar a visão do palco. 

3. A câmara de Viseu já anunciou que, em 2020, a sua feira franca vai começar mais cedo, a 6 de Agosto, e, portanto, vai acabar também mais cedo, muito antes de 21 de Setembro, dia de S. Mateus, dia do santo que foi despejado da feira que foi sua durante mais de seiscentos e vinte anos.

Fica uma sugestão para o director daquele certame, o anglófono Jorge Sobrado — o melhor é, nos cartazes do próximo ano, escrever “Feira WITHOUT FEAT S. Mateus”.

Comentários

Mensagens populares