Centralismo*

* Publicado hoje no Jornal do Centro

     1. O nosso sistema educativo entrega aos portugueses resultados bem abaixo do que seria de esperar, atendendo ao volume de recursos que consome. Enquanto o SNS não deslustra na comparação com indicadores internacionais, a educação está mal, conforme mostram os resultados do PISA.

Isso é resultado de décadas de faz-desfaz, com o ministro chegante a desfazer o que fez o antecedente, isso é resultado do eduquês facilitista, isso é resultado do centralismo.

É interessante olhar-se para evolução do poder na máquina educativa. Como se sabe, numa organização burocrática as ordens circulam hierarquicamente a partir do vértice da pirâmide, ficando as camadas intermédias com o encargo de interpretar essas ordens. “Quando uma ordem se traduz em acção, a palavra-chave é «traduz»”, lembra Richard Sennett.

Para evitarem essa modulação da sua vontade e assumirem ainda maior poder, os governos nos últimos dez anos trataram de desfazer as hierarquias intermédias da educação. Já não há nenhum poder capaz de resolver problemas a nível concelhio, distrital ou regional (embora ainda haja alguns boys semeados no território e algumas estruturas-zombie, como as direcções-regionais de educação, a viverem na inércia e no faz-de-conta).

Agora, as ordens vêm directamente de Lisboa para as escolas, a informação flui do topo para a base e da base para o topo.

2. No concelho de Viseu acabam de ser constituídos três mega-agrupamentos de escolas: um de 2214 alunos, outro de 2301 e outro de 2711. Estranhamente, nenhum deles integra escolas secundárias. Resultado: os alunos vão ter que sair destas novas “entidades” quando concluírem o 9º ano (em alguns casos, logo a partir do 6º ano). Isto é: esta agregação de escolas traz todos os prejuízos do gigantismo e nenhuma vantagem.
     
Alguém pensou no interesse dos alunos?

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