As minhas ideias têm ideias próprias

As minhas ideias têm ideias próprias. Há muito

que é assim. Desde que perdi o coração, triturado

por uma máquina de fazer dias sem remorso

nem consideração pelas fragilidades que inventaram

o cristal e os versos. Tenho a língua coberta de musgo

e raiva, tenho uma moeda na algibeira e não telefono

nem ao Céu nem ao mar. Vou tendo mulheres

mas só dos olhos para fora. Sonho em matar

o tempo e caio para trás à beira do precipício

de todas as contingências. Como. Como-me.

Sozinho com as estrelas sem luz ou ainda tão distante

que só alumia o passado. Há-de haver um verbo

para isto. Desconheço-o. Desrecordo-o. Hoje

é dia de festa. Festa de São Miguel da Desorientação.

O Diabo mostra a sua cara no sono das crianças

e na falsa simplicidade dos frutos. As minhas ideias

impedem-me de estar presente. Logo hoje

que tanto queria dançar a vida numa malga de vinho.

Miguel Martins

Comentários

Mensagens populares