Tecnologias*

* Publicado no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 3 de Outubro de 2008

Os dois projectos mais importantes na área da tecnologia que o governo apresentou este ano foram o chip das matrículas e o Magalhães.

1. O chip das matrículas ainda está em trânsito legislativo. É uma má ideia. O governo devia desistir dela. Big-brother não, obrigado!

2. Já o Magalhães é uma excelente ideia.



Todos os alunos do 1º ciclo, e não só os mais abonados, vão ter um computador com ligação à internet que no mercado custa 285 euros. Tem software especialmente concebido para as crianças e conteúdos em português.

João Miranda escreveu no DN: “A tecnologia é o resultado de bons alunos. Não são os bons alunos que resultam da tecnologia.” De facto, estas máquinas, ou os quadros interactivos, ou qualquer outro gadget não vão transformar maus alunos em bons alunos, nem más escolas em boas escolas, mas a evolução tecnológica é necessária.

Há muito tempo, há tanto demasiado tempo que até dá raiva!, quando eu era aluno da escola primária, passou-se da escrita com canetas para a escrita com esferográficas. Nós molhávamos o aparo nuns tinteiros e escrevíamos em folhas de 35 linhas. Muitas vezes já tínhamos o trabalho a 99% e, zás!, caía um borrão de tinta, e lá tínhamos que começar tudo de novo. Na altura, a chegada das esferográficas foi um grande avanço tecnológico. As esferográficas foram o nosso Magalhães.

Não concordo com o criticismo que vai na blogosfera sobre estes computadores. Vai correr tudo bem. Os miúdos depressa ficam uns craques no uso dos Magalhães, capazes de ensinarem informática aos pais e aos professores. Alguns, mais “engenhocas”, vão até começar a abri-los à procura da motherboard…

Comentários

  1. Dez anos depois...
    Hoje, com Nogueira e Cª!!!
    Ah esses senhores sempre esclarecidos. E audazes nas conclusões.
    É mais chuva em Novembro, Natal em Dezembro. Bate sempre certo e impressiona os simples.
    São apenas sobreviventes natos que aprenderam a reproduzir-se parasitando o modus vivendi que nós fomos (des)construindo.
    Citando Assurancetourix no Combate dos Chefes, vocês (todos - geringonça,direita, nogueiras..) cansam-me...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares