Sons*

* No Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 24 de Outubro de 2008


1. Circula na net uma reportagem televisiva que anuncia um ministro “apanhado” pelos microfones. É uma maldade que a TVI fez em Bruxelas ao ministro Rui Pereira.

Vê-se um plano rápido de uma loura e, logo a seguir, ouve-se Rui Pereira a sussurrar um comentário para o lado acerca duma “rapariga toda giraça”. Depois, Rui Pereira lembra-se onde está, tem um pressentimento, e diz: “com os microfones direccionais, uma pessoa tem que ter cuidado com estas conversas”.


Este “jornalismo” de emboscada faz mais mal à imagem da TVI que ao ministro. Rui Pereira mostrou que é humano o que só abona em seu favor.

2. Assisti na televisão, no início do Suécia - Portugal, ao momento sempre solene do hino. A câmara foi focando, um a um, os futebolistas portugueses a cantarem o “heróis do mar”. Quando um era focado, ouvia-se a sua voz. Uma desgraça! Os nossos “egrégios avós” devem ter dado voltas nos túmulos com tamanha desafinação!

3. Quando assistimos à actuação de um coro ao vivo e sem amplificação, ouvimos o resultado sinérgico de todas as vozes e, ao mesmo tempo, conseguimos distinguir perfeitamente a voz de um cantor ou de uma cantora bastando, para isso, fixar o olhar naquele ou naquela cuja voz desejamos ouvir mais individualizada.

Nenhum sistema electrónico de som é capaz de reproduzir isto. Nem o surround mais sofisticado consegue reproduzir com exactidão a espacialidade do som.

4. O universo fascinante do som é muito bem documentado em Soundwalkers, da viseense Raquel Castro que pode “ouver” na net. O filme acha-se facilmente com o Google. É uma meia hora muito interessante.



SoundWalkers - Raquel Castro - leg pt from Educa pela Arte on Vimeo.

Comentários

  1. SOUND BITE…
    SONS!!!

    “O interior já não é uma fatalidade, mas sim uma oportunidade”
    O primeiro-ministro António Costa, em Nelas, 24 OUTUBRO 2018.

    Experiência…1,2,3…
    Experiência…
    Som…Som…!

    Dez anos depois...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares