O faqueiro*

* Hoje no Jornal do Centro

1. O prémio Escolha do Consumidor deu a Viseu “sete das 30 categorias que estiveram em análise”, noticiava, num cantito de uma página, a última edição deste jornal.

O sr. Google, que sabe tudo, explica-nos que esse prémio, em 2018, já foi atribuído à Caras, ao Global Media Group, à WiZynk, à Huawei, ao Dinheiro Vivo, ao Millennium BCP, à Glassdrive, à Fidelidade, à Multicare, à Samsung, à Repsol, à..., ao...

Dá para perceber: há mais vips a receberem o prémio Escolha do Consumidor do que velhinhos, em hotéis, a comprarem a prestações faqueiros, serviços de loiça e colchões ortopédicos.

No Facebook, há um vídeo patusco deste evento que decorreu numa embarcação de cruzeiros em Lisboa. Na cerimónia pingam dezenas e dezenas de prémios, alguns delirantes: “Cascais é o melhor concelho para se ter vida social”, “Sintra, o melhor para namorar”, “Portimão para fazer praia”, “Viseu para ser feliz”.

Um solitário conhece uma tia de Cascais, acende-se uma paixão ali ao lado em Sintra e, depois de um bronzeamento na praia da Rocha, vão ser felizes para sempre em Viseu.

Seja como for, o dr. Sobrado e o dr. Almeida Henriques lá subiram a bordo e...
... tiraram uma fotografia com o faqueiro, perdão, com o prémio. Depois, fizeram-na chegar aos jornais.


2. Os “vencidos da globalização” que deram a vitória a Trump, aqueles a quem, num momento infeliz, Hillary Clinton chamou “deploráveis”, continuam a sobressaltar as democracias. Agora é a vez do Brasil.

Como explicou o sociólogo Vinicius Mota no Folha de S. Paulo, os eleitores de Bolsonaro são pequenos proprietários e empresários, empregados mal pagos, polícias e militares de baixa patente, reformados, povo que “não tem a pele clara e está mais próximo do cotidiano violento das cidades”, que despreza os políticos e as elites bem pagas, odeia jornalistas e intelectuais, e deseja a “restauração da ordem corrompida”.

Segundo as sondagens, no domingo, essa gente vai valer um terço dos votos.

Comentários

  1. Almeida & Sobrado são “papa prémios”

    ResponderEliminar
  2. Aproveita e também pode ir tirar uma foto à Associação Industrial do Minho, pela obra feita!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou mais para o "Papa Figos"

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares