Regressos*

* Publicado no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 19 de Setembro de 2008



1. Herman José regressou com a Roda da Sorte. Eu fui fã da primeira edição deste concurso que passou na RTP. Desta nova aposta da SIC ainda é cedo para dizer.

Há uns bons anos, Herman José, Cândido Mota e Ruth Rita conseguiram transformar um insosso e bocejante concurso televisivo numa desbunda inesquecível.

Duvida? Basta ir ao YouTube. Acha-se com facilidade a última sessão da anterior Roda da Sorte, emitida em 1993. É a meia hora mais louca que conheço de um concurso televisivo.



Cândido Mota, impecável como sempre, anunciou Herman com a voz off mais in da nossa televisão. Este adentrou no estúdio de óculos escuros e caçadeira nas mãos, tal qual um Schwarzenegger.

Plácida como uma madona renascentista, Ruth Rita sorria enquanto virava as letras. Os três concorrentes, sem pestanejar, iam dando à roda e jogando em piloto automático. Herman José mal lhes ligava. O trabalho dele naquele dia era desfazer, a tiro de zagalotes, os adereços e o cenário. Assim fez com impecável pontaria.

No final, aquele estúdio ficou com um cheiro a pólvora mais intenso que o de uma oficina de pirotecnia na época alta.

2. Depois das férias de Verão, o Cine Clube de Viseu regressou com a versão final cut de Blade Runner lançada para assinalar os 25 anos deste clássico da ficção científica. Esta remontagem de Blade Runner é ainda mais sombria que a de 1982. Visto com olhos actuais, estranha-se aquele mundo analógico criado por Ridley Scott. A obra falhou a antevisão dos aparatos do nosso mundo digital mas continua a ser um filme de culto.

Foi feita edição especial, cheia de extras, em DVD e em Blu-Ray.

Comentários

Mensagens populares