Carta aberta*

* Publicada no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 12 de Setembro de 2008


Caros António Borges, João Paulo Rebelo e Miguel Ginestal:

Dirijo-vos esta carta aberta porque penso que são capazes de fazer no PS de Viseu aquilo que José Sócrates fez no PS de Castelo Branco: torná-lo o primeiro partido do distrito.

Como sabem, aproximam-se eleições distritais no PS. Tudo indica que José Junqueiro pretende continuar como presidente da federação. Como sabem melhor do que ninguém, isso seria muito mau para Viseu.

Mais uma vez teríamos um distrito peso pluma no contexto do PS nacional.

Mais uma vez o PSD teria um seguro de vida para a sua hegemonia nas autarquias do distrito.

Mais uma vez teríamos uma liderança incapaz de atrair os melhores quadros, aqueles que não precisam da política para terem biografia.

Teríamos, ainda, uma liderança muito fragilizada pois já é público e notório o conflito de interesses em que caiu José Junqueiro, ao ter aceitado ser consultor remunerado de um grupo económico que recebe dinheiros públicos. Os colégios privados desse grupo receberam 12 milhões e 867 mil euros do Ministério da Educação no segundo semestre de 2007.

Como é possível um líder distrital, ainda por cima do partido do poder, não se dedicar em exclusivo à defesa do interesse público?
Em Viseu, precisamos de um PS renovado, com ambição e sem telhados de vidro.

Caros António Borges, João Paulo Rebelo e Miguel Ginestal: os militantes do PS do distrito de Viseu olham para vós com esperança.

Lembro-vos um pensamento de Peter Singer: "Somos responsáveis não só por aquilo que fazemos, mas também por aquilo que poderíamos ter impedido."

Com amizade
Joaquim Alexandre Rodrigues

Comentários

Mensagens populares