Selectorado (parte II, escrita por JB*)

* Segue-se o comentário deixado pelo leitor JB ao último Olho de Gato publicado no Jornal do Centro:


Este texto merecia um bom debate.
Abre uma discussão interessante e levanta questões políticas.

Assim:

1. Será que o futuro próximo do Partido Socialista será influenciado pelo significativo número de cidadãos inscritos como militantes ou simpatizantes que estão em condições de votar nas primárias do dia 28 de Setembro?

2. Independentemente do resultado (líder, programa…) o PS voltará a ser o mesmo? Ou seja o equilíbrio entre as várias facções (liberais, republicanos, sindicalistas, maçónicos…) continuará a existir? Dificilmente…. pois camaradagem é palavra que deixou o léxico socialista.




3. Que representam esses cerca de 250.000 simpatizantes? Sindicatos de voto? Pessoas de livre e boa vontade? Fidelidades pessoais?

4. E o que vai mudar? Mais intervenção dos militantes, mais empenho na discussão das propostas ou o habitual silêncio e missa com o vencedor.... Os sinais de carreirismo e clientelismo dos "“habituais” senadores não têm sido um bom indicador. Nada como uma “boa moral de defesa” das classes trabalhadoras, como tem sido tão evidenciado pela política da UGT.

5. E em termos ideológicos? A descaracterização ideológica, iniciada e acelerada, com Sócrates não parece ter fim. Está cada vez mais claro que há muita gente no PS que alinha e defende as teses da direita conservadora.

6. E a esquerda está preparada para optar por uma nova forma de fazer política e de exercer o poder? Neste contexto torna-se cada vez mais difícil entender as posições intransigentes do PC e Bloco face a um entendimento mínimo para a construção de uma solução de governabilidade à esquerda. Recuso acordar um dia sem alma, sem convicções, sem sonhos e, sobretudo, sem país.

Resta-nos esta ideia (fascinante) de recuperar o "Perdoa-me"!!!!

Li num jornal uma adaptação do poema do António Aleixo, que transcrevo:


Uma Mosca sem valor
pousa com a mesma alegria
nas desculpas de um ministro
como em qualquer Porcaria

Conclusão: Estejam as hostes descansadas, se isto correr bem no PS, o pessoal do PPD e CDS vão poder “botar” num líder ungido, não num sótão ou missa, mas na democracia electrónica…

Atenção aos próximos capítulos.

Comentários

Mensagens populares