Blogues *
* Parte de um texto publicado no Jornal do Centro em 26 de Maio de 2006
1. Passo, pelo menos, meia hora por dia a “ver” blogues**. Encontro neles, muitas vezes, informação que não encontro em mais lado nenhum.
A blogosfera é cada vez mais influente. Um texto no Abrupto, o blogue de Pacheco Pereira, a perguntar pelo Inquérito ao Envelope 9, do processo Casa Pia, pôs logo Souto Moura a falar sobre o assunto.
O Governo de José Sócrates teve que apresentar estudos sobre a OTA e o TGV, não por pressão dos media tradicionais, mas por exigência de dezenas de blogues que se uniram num movimento colectivo.
A CBS apresentou documentos falsificados sobre a vida militar de George W. Bush. Eram documentos feitos num computador quando, na altura em que Bush foi tropa, só havia máquinas de escrever. A CBS não conseguiu fazer uma “verificação de factos” eficaz. Foram bloguistas que descobriram a marosca.
A blogosfera, enquanto comunidade interactiva de milhões de utilizadores, é uma máquina potente de “verificação de factos”.
É também uma poderosa máquina de “criação de factos”.
2. Um dos blogues que leio diariamente é o Viseu, Senhora da Beira, cujo autor se identifica com o pseudónimo de Bazookas.***
Quando tenho pouco tempo, não vou a mais nenhum lado: é a “ler a leitura dele” que me informo sobre Viseu.
Ainda por cima, o Viseu, Senhora da Beira tem umas muito úteis ligações para outros blogues de Viseu.****
Notas:
** Agora, cinco anos depois, demoro-me mais de uma hora na blogosfera.
É que os media tradicionais passaram a ser cada vez mais meros amplificadores das "verdades" engendradas pelas agências de comunicação.
*** O Viseu, Senhora da Beira já não é anónimo.
Um abraço, caro Fernando Figueiredo.
**** O VSB é a principal fonte de tráfego para este modesto blogue.
Comentários
Enviar um comentário