Olhos de Gato *

* Texto publicado no Jornal do Centro há cinco anos, em 17 de Fevereiro de 2006

     
1. Os eurocratas regulamentam tudo, desde o calibre dos kiwis à resiliência do látex. A Comissão Europeia - agora superiormente dirigida por Durão Barroso – entretém-se a produzir regulamentos e directivas que tentam domesticar, ordenar e classificar o mundo. Tudo o que existe, ou que há-de existir, é previsto e regulamentado, em Bruxelas, para nosso proveito e das gerações que hão-de vir.
     
O Anexo II, da Decisão da Comissão n.º 96/579/CE, de 24-06-1996, define "olhos de gato" como “retrorreflectores de pavimento”. Aquela directiva, no que diz respeito ao controle de qualidade destes elementos de segurança rodoviária, impõe “a intervenção de um organismo de certificação aprovado”.
     
Os “olhos de gato”, os simpáticos cravos que alumiam as noites escuras das nossas viagens, devem reflectir bem a luz dos nossos faróis. 
Imagem daqui

     
No caso daqueles mais recentes, que têm luz fotovoltaica própria, quais estrelas sinalizadoras do nosso ir, os “olhos de gato” hão-de brilhar sete noites por cada dia de sol, avisando os automobilistas que se aproximam duma passadeira.
     
2. Esta coluna de opinião, Olho de Gato no nome e no método, gosta dos “olhos de gato” das nossas estradas e das nossas ruas e solidariza-se com eles que tão maltratados são pelos automobilistas distraídos e com falta de pontaria.
     
3. O Dr. Ruas, no ano passado, pôs, na precaução das nossas passadeiras, uns “olhos de gato” muito ruins.
     
O “organismo de certificação” daquilo distraiu-se. Aquelas protuberâncias no asfalto eram um tropeço à circulação. Os automobilistas tinham que fazer trajectórias erráticas para as evitar. Ainda por cima, aqueles “olhos de gato” do Dr. Ruas perderam logo a luz, exactaqualmente uns pirilampos fundidos.
     
Estão agora a ser substituídos. Por uns bons, espera-se.

Comentários

  1. Deixe-se de "encher chouriços" e faça obra nova.

    Anónimo

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo:
    A charcutaria é uma actividade nobre.
    :-)
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Parece ter sentido de humor. Publique novidades e não material velho e sem interesse, só para encher.

    Anónimo

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo:
    Tenho nove anos de Olhos de Gato para publicar o que significa — na sua taxonomia — muita charcutaria que será posta aqui "só para encher".
    :-)
    Cumprimentos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Vexa. é quem decide se enche: "chouriços", "farinheiras", "morcelas", "salpicões", "alheiras" e ... a casa é sua.

    Anónimo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares