Cisne Negro
Natalie Portman faz "o" papel da sua carreira, um papel talhado para o óscar.
Isso é verdade, mas tantos planos subjectivos de câmara aos tremeliques fazem de Black Swan um filme histérico.
O realizador Darren Aronofsky devia ter acreditado mais na capacidade de representação de Natalie Portman e ter escolhido uma narrativa mais limpa.
Toda aquela godardice serôdia produz ruído e apouca o filme.
MEU CARO JOAQUIM ALEXANDRE
ResponderEliminarJÁ AQUI PUBLIQUEI UM COMENTÁRIO, QUE ERA UMA RESPOSTA À TUA APRECIAÇÃO CRÍTICA AO FILME CISNE NEGRO.
COMO ERA DE ESPERAR, O MEU COMENTÁRIO FOI POR TI MODERADO E ELIMINADO. PELOS VITOS, PARA TI GOSTAR DO CINEMA AMERICANO CONTINUA A SER UM CRIME.
E TAMBÉM NÃO MUDASTE NADA DESDE OS VELHOS TEMPOS EM QUE ME IMPEDISTE DE PUBLICAR M TEXTO NO JORNAL DO CINE CLUBE DE VISEU. NOTO SEM GRANDE SURPRESA QUE CONTINUAS A NÃO GOSTAR NADA DA LIBERDADE DE IMPRENSA.
FELIZMENTE QUE AGORA TENHO UM BLOGUE, QUE É MUITO DIFERENTE DO TEU, POIS NO MEU BLOGUE A LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É UMA PALAVRA VÃ.
E COMO O MEU BLOGUE É EVIDENTEMENTE UM ESPAÇO DE LIBERDADE À MINHA INTEIRA DISPOSIÇÃO, NELE PUBLICO TUDO QUE NÃO ME DEIXAS PUBLICAR NO TEU BLOGUE.
UM ABRAÇO DE ANTÓNIO ROCHA
Dr. António Rocha:
ResponderEliminarEste foi o primeiro comentário recebido neste modesto blogue para o post Cisne Negro.
Acontece que a minha caixa de e-mail, que é da netvisao, tem pouca capacidade pelo que enche com muita frequência e eu perco muitos mails. Recebo à volta de 200 mails por dia. E, quando a caixa de correio está cheia, os mails perdem-se.
Deve ter sido isso que aconteceu.
Já o que aconteceu com o jornal Argumento do CCV há coisa de uns 20 anos, como sabe, foi o contrário do que diz.
Como o senhor retirou o artigo, eu não lhe pude dar a devida resposta. Como me foi vedado esse prazer de lhe dar a devida resposta, se alguém foi censurado fui eu.
Mas resta seguir em frente e nem vale a pena lembrar o que Churchill dizia de quem "não muda nunca de assunto."
O mundo é tão grande e tem tanto assunto...
Evidentemente que publico a sua visão do filme porque ela cumprirá este caderno de encargos: http://joaquimalexandrerodrigues.blogspot.com/2011/01/aviso-navegacao.html .
Não sabia que tinha um blogue para o qual lhe desejo felicidades.
Cumprimentos
Joaquim Alexandre Rodrigues
MEU CARO JOAQUIM ALEXANDRE
ResponderEliminarVEJO PELA PRONTIDÃO COM QUE PUBLICASTE O MEU SEGUNDO COMENTÁRIO QUE HOUVE QUALQUER PROBLEMA EXÓGENO E QUE PORTANTO NÃO HOUVE NENHUMA CENSURA DA TUA PARTE AO MEU PRIMEIRO COMENTÁRO.
NESTA CONFORMIDADE, A MINHA REBÊNCIA AO QUE SE PASSOU HÁ VINTE ANOS NO CINE CLUBE É DESCABIDA E DELA TE PEÇO DESCULPA.
DE QUALQUER MANEIRA; PODES LER ESSE MEU PRIMEIRO COMENTÁRIO NO MEU BLOGUE antonio-rocha.blogspot.com OU ENTÃO NO LINK VIAGENS-PELO-MUNDO DO BLOGUE VISEU SENHORA DA BEIRA.
TAMBÉM PODES LER ESSE COMENTÁRIO NA CÓPIA QUE PUBLICO A SEGUIR.
UM ABRAÇO DE
ANTÓNIO ROCHA
RESPOSTA À CRÍTICA DE JOAQUIM ALEXANDRE
AO CISNE NEGRO NO BLOGUE OLHO DE GATO
DIZER QUE O FILME CISNE NEGRO É UMA GODARDICE SERÔDIA FILMADA AOS TREMELIQUES É NÃO COMPREENDER O CINEMA AMERICANO NO SEU MELHOR. COM CERTEZA QUE A MAIOR PARTE DO CINEMA EUROPEU, COM A ÓBVIA E CITADA EXCEPÇÃO DO GODARD, TEM UMA ESTRUTURA MAIS LINEAR, TEM MENOS EFEITOS ESPECIAIS E TEM PELOS VISTOS UMA NARRATIVA MAIS LIMPA.
UM CINECKUBISTA QUE SE PREZE, COMO É O CASO DO JOAQUIM ALEXANDRE, DIZ POR SISTEMA MUITO BEM DO CINEMA NÃO AMERICANO E MUITO MAL DO CINEMA AMERICANO. E NÃO HÁ VOLTA DAR-LHE, POIS SÃO OS PRECONCEITOS POLÍTICOS E CINEMATOGRÁFICOS A FALAREM.
NESTA CONFORMIDADE, É CLARO QUE A CRÍTICA AO CISNE HEGRO É INJUSTA E SÓ SE COMPREENDE PELO ÓDIO QUE O JOAQUIM ALEXANDRE TEM AOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E AO CINEMA AMERICANO. SÓ É PENA QUE IMA PROSA TÃO FANÁTICA E TÃO DISPARATADA COMO ESTA APAREÇA NUM BLOGUE QUE É DE UMA MANEIRA GERAL UM BLOGUE CULTURAL MUITO BOM.
ANTÓNIO ROCHA
SÓ CIO Nº9 E EX-DIRIGENTE DO CINE CLUBE DE VISEU