Dos padrões éticos

Peter Singer 
(imagem daqui)
«Descobrimos que temos que admitir que aqueles que têm convicçõs éticas pouco convencionais também vivem de acordo com padrões éticos se acreditarem, por alguma razão, que está certo procederem dessa maneira. A condição em itálico permite-nos vislumbrar a resposta que procuramos.
     
A ideia de viver de acordo com padrões éticos está ligada à ideia de defender o nosso modo de vida, de apresentar razões a seu favor ou de o justificar.
     
Deste modo, as pessoas podem fazer todo o género de coisas que consideramos erradas, mas, se estão dispostas a defender e a justificar aquilo que fazem, então vivem de acordo com padrões éticos.»
Peter Singer, 
in A Natureza da Ética

Comentários

  1. Um texto reflexivo muito assertivo, mas possível de dissertação filosófica, não num contexto "bloguístico", mas de uma forma mais aturada e contextualizada.
    - Civilizacionalmente falando, a diversidade cutural aponta para normas, nos vários contextos dos grupos humanos,que condicionam à diferenciação de valores, de verdades ( e não há verdades absolutas,...);
    Quando diz:" As pessoas podem fazer todo o género de coisas que consideramos erradas,..."então significa que há dois tipos de pessoas:...as que fazem coisas erradas...e as outras que consideram as coisas erradas ou certas, mas nunca erram...Estas últimas são uma elite,acima do ser humano ou um grupo de eleitos, acima do comum dos mortais?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo:
    O pensamento de Peter Singer é muito estimulante e controverso: cf. http://saynsumthn.wordpress.com/2009/10/27/1090/ .
    O extracto que transcrevi neste post é só "meta-pensamento" e chama a atenção para um filósofo claro no pensamento (coisa não muito comum) e desafiante.
    "Escritos sobre uma vida ética", ed. D. Quixote (2000), ainda deve ser encontrável na livrarias e tem todos os grandes temas da bioética que são objecto da reflexão de Peter Singer.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares