Área de Serviço *

     Pôs-se a ver a iluminação de Natal de Viseu, mais pobre e sem a “árvore” do Adro da Sé que, no ano passado, servia de farol à cidade.
     Andava ele, mãos nos bolsos e orelhas geladas, na Rua Formosa, fria, virada para os ventos de Espanha, quando lhe veio à ideia um conto de Natal que tinha lido, há uns quatro ou cinco anos. Era um conto de Francisco José Viegas cuja acção se passava em Viseu.
     Como toda a gente, ele guardava recortes de jornal. Papéis para depois. Para ler depois. Ou deitar fora. Quando chegou a casa, procurou o texto de Francisco José Viegas. Achou-o. Chamava-se “A Noite de Natal”. Pouco mais de uma página e meia.
     A história passa-se na Área de Serviço da IP5, a 10 quilómetros de Viseu. É uma história de amor, de gente de carne e osso, gente de pouco dinheiro e poucas palavras. Um pouco mais que este pouco é o “combustível” daquela história de FJV que não se vai contar aqui, evidentemente…

     No dia seguinte, ele pegou no carro e foi lá. O sol oblíquo de Dezembro iluminava a Área de Serviço. Passara o tempo dos muitos camiões a abastecer. Agora a Área de Serviço estava calma.** Adivinhava-se o rumor dos motores, mais a sul, na nova A25.
     Quando regressou ao IP5, ligou os médios. Ainda era obrigatório ligar as luzes. Restos desnecessários da “tolerância zero” na que foi, e já não é, “estrada da morte”.
     Fez a viagem a cismar. Agora cismava mais do que magicava. Estava a acabar um ano que, para ele, tinha sido sem magia. Ano mau. Entrou na cidade pela estrada do Sátão. Ao lado das torres da Sé, acima delas, a grua que se via não era uma árvore de Natal.
     Pôs a tocar uma música chamada “Calling All Angels”. Alto. Muito alto.
     «Para o ano vai ser melhor!», determinou ele…



* Este texto foi publicado no Jornal de Centro em 22 de Dezembro de 2006.
** Esta área de serviço entretanto foi desactivada , demolida e  o acesso ao sítio foi vedado.

Comentários

  1. Grato por mostrar a "Árvore de Natal - Grua" com que nos brindaram há anos atrás.
    Ele há cada uma...e esta foi das melhores...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares