O regresso da Igreja do Concreto? *

     «O mais absurdo é que a crença no abstrato, este regresso ao pensamento primitivo que invadiu o mundo contemporâneo, foi acompanhado por uma destruição sem precedentes da matéria concreta.
     Foram abatidos na Europa vacas e barcos, campos de cultivo foram desativados, máquinas destruídas ou impedidas de trabalhar, pois não se devia produzir mais do que uma certa quantidade.
     E ano após ano os dois processos foram avançando em paralelo: destruição das coisas que no mundo tinham volume e multiplicação dos papéis sem volume que simbolizavam riqueza. Acreditou-se, no fundo, que a riqueza estava nos signos e que as vacas, os barcos ou os metros quadrados eram uma riqueza, sim, mas antiga, ultrapassada, inadequada. Uma riqueza sem higiene, dir-se-ia.»
     (...)

Imagem daqui


     «Em suma, a crise na Europa resulta de inúmeras causas, sem dúvida, mas uma parte da questão é esta: estamos agora diante de uma mudança de crença.
     A Igreja do Abstrato, a crença no papel que vale dinheiro, parece ter chegado a um beco sem saída, e o número dos seus fiéis diminui – uns abandonam voluntariamente, outros contra vontade, muitos de forma trágica. 
     E talvez com o fim desta crença se esteja a regressar, então, a uma outra. A moderna Igreja do Concreto parece, assim, a cada dia, recuperar a posição forte que já teve – a crença no que é matéria: a crença nas vacas, nos barcos, nos campos e nas máquinas – aí está ela, de volta.
     (E assistiremos nós, ainda, à destruição dos papéis?)»
Gonçalo M. Tavares,
in E-u-r-o-p-a
* Texto integral aqui.

Comentários

  1. A globalização da Economia ultrapassa a " simpes" E-U-R-O-P-A.Esta é apenas uma faceta da crise, que não é só Europeia, mas tem a ajuda dos vários blocos económicos mundiais.
    Desde 1986 enquantos os fundos "entraram", muitos dos que agora criticam benificiaram em todos os aspectos.Agora que ´se instalou a crise surge uma "memória curta", comum, diga-se de passagem.
    Houve factores que entravaram o processo e não apenas a " Igreja do abstrato", mas sim o " valor das pessoas": desviando aqui e acolá,melhorando o seu património pessoal, etc.
    Enquanto a situação financeira aparentemente estava de "boa saúde", os sistemas de crédito venderam ilusões, construiram-se castelos de cartas, que agora desmoronam. Nada de novo.mas dê-se valor( mesmo que relativo) ao que ao longo de 25 anos a União Europeia fez por nós, mesmo com todos os defeitos.Também gostava de ver quem defende a Igreja do Concreto, a trabalhar nela duramente, como faziam os agricultores e pescadores antes do 25 de Abril.Era importante quem critica, dar bons exemplos, porque escrever todas estas ideias( brilhantes) num papel, também não custa nada...

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,
    Segundo julgo perceber, a "confinação" de Gonçalo M. Tavares à E-U-R-O-P-A prende-se ao tema da "encomenda" que foi feita a dez intelectuais do "velho continente" que pode apreciar aqui: http://www.presseurop.eu/pt/content/topic/451161-dez-historias-sobre-europa
    A qualidade do seu comentário honra este blogue.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares