PRs e ex-PRs *

* Texto publicado no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 12 de Dezembro de 2014

1. O sucesso económico de regimes como a China — que juntam repressão política e controle da economia com as ferramentas do capitalismo global — veio tornar a luta entre a democracia e o autoritarismo mais intrincada ainda.

Quanto é que os homens livres estão dispostos a pagar pelo Estado? Onde é melhor a propriedade pública? Onde é melhor a privada? Será um problema de dimensão das empresas? As grandes empresas põem três problemas, diz-nos o economista Ha-Joon Chang:

(i) "o problema do agente principal": os gestores têm muito mais informação que os "donos" da empresa — seja o povo nas empresas públicas, sejam os accionistas nas privadas; e os gestores fazem a “narrativa” que mais lhes convém;

(ii) "o problema da boleia": um cidadão/accionista, para escrutinar uma mega-empresa, gasta demasiada energia para os benefícios que tira; por isso, tende a aproveitar a boleia de quem se dá a esse trabalho; esta boleia costuma correr mal: basta ver a venalidade da imprensa económica;

(iii) "o problema do orçamento ilimitado", o mais fácil de explicar dos três: gestor público faz trampa com swaps?, não tem problema, o Zé Contribuinte paga; o sr. Bava meteu 900 milhões privadíssimos nas unhas do privadíssimo espírito santo?, uma chusma ilustre tentou convencer-nos de que não havia problema, que o Zé Contribuinte pagava.



Fotografia daqui
2. Ramalho Eanes foi um péssimo presidente da república: foi árbitro e jogador ao mesmo tempo; fabricou, a partir de Belém, um partido. Depois, como ex-presidente tem sido irrepreensível: fala pouco e é frugal.

Mário Soares foi um excelente PR mas está a ser um péssimo ex-PR. Agora, quando abre a boca, só sai asneira. O convívio dele com o desbocado Hugo Chavez fez-lhe muito mal.

Já Jorge Branco Sampaio, que foi muito emocional quando era PR, continua o mesmo como ex-PR. Está sempre “preocupado” ou “apreensivo” com qualquer coisa no país.

Longa e boa vida aos três.

Comentários

Mensagens populares