O vídeo da primeira-ministra da Finlândia
Pelo que se percebe pela reacção das redes sociais, este caso da dança de Sanna Marin parece não estar a ter o efeito pretendido pelos putinistas e os moralistas hipócritas.
De qualquer forma, é assim que se vai corroendo o espaço público e a culpa é dos cidadãos sempre prontos a espreitar a vida privada dos poderosos.
Timothy Snyder explica muito bem a forma como Putin tem usado em seu proveito essa pulsão voyeurística do público no Ocidente, quer destruindo políticos (a divulgação de 50 mil emails do diretor de campanha de Hillary Clinton), quer metendo-os no bolso através da chantagem da ameaça de divulgação.
Deve ser o caso de Trump, desde que o deixaram organizar um concurso Miss Universo em Moscovo passou a ser manso com Vladimir.
*****
"Os escândalos electrónicos que revelam a «hipocrisia» dos políticos que violam as regras acabam por ajudar os políticos que ignoram as regras.
As revelações digitais destroem as carreiras daqueles que têm segredos e ajudam as carreiras dos que promovem o espectáculo.
Ao aceitarem que as vidas privadas das figuras públicas também são política, os cidadãos cooperam na destruição da esfera pública."
Timothy Snyder, in RÚSSIA EUROPA AMÉRICA, O CAMINHO PARA O FIM DA LIBERDADE
Comentários
Enviar um comentário