Beco estreito proveniente do Brasil (#1) — hoje um com mote e glosas, amanhã outro também estreito mas diferente deste

Fotografia Olho de Gato


Mote

 Qual será o beco estreito

que três não podem cruzar?

Só entre um, ficam dois,

ajudando a trabalhar!



Glosa

 Frei Bedegueba dizia

A Frei Manzapo, em disputa:

— Existe uma certa Gruta

onde hei de ter moradia.

Hei de conhece-la um dia,

embora quebre o Preceito.

Vou penetrá-la direito,

para a verdade saber,

pois preciso conhecer

qual será o beco estreito.


Dizem que tem pouca altura

e fica no pé dum Monte.

A estrada é uma Fonte:

vou medir sua largura!

Para saber-lhe a fundura

vou lá dentro mergulhar.

Para me certificar,

não podendo entrar os três,

só entre o Cabo-pedrês,

que três não podem cruzar.


Um Padre já me contou

que foi dar uma caçada

e, nessa Mata fechada,

viu um Bicho e não matou!

— Padre, dizei-me que sois!

Podereis entrar depois,

Respondendo ao que pergunto:

Mas, dos três que vejo juntos,

só entre um, ficam dois!


Um Monge, de lisa fronte,

Também já contou a mim:

— Já brinquei nesse Capim,

já ressonei nesse Monte!

Quase sempre a essa Fonte

Venho eu e mais um Par:

os dois não podendo entrar,

por serem moles e bambos,

entro só, ficam ambos

ajudando a trabalhar!

Leandro Gomes de Barros

1865-1918


 


Só que o meu possante carro, tem um bonito atrelado
Que eu uso pra vender cocos e ganhar mais um trocado
A garagem é pequena, o que é que eu faço agora?
O meu carro fica dentro, os cocos ficam de fora

Comentários

Mensagens populares