Boataria*


* Hoje no Jornal do Centro aqui
Video e podcast aqui


Nos últimos dias, Viseu tem estado a ferver de boatos sobre novas infecções de Covid-19. Estão a ser “anunciados” surtos a norte, a sul, a leste, a oeste. Em todo o lado. A boatice está a alastrar. O costume.

Como explicou Umberto Eco, o meio de comunicação mais poderoso usado pelo género humano é o sussurro, é o dizer boca-orelha. Este murmúrio, que antigamente era um dito não escrito, agora acaba por vir parar às redes sociais. E, como o medo da peste faz soltar os piores instintos das pessoas, além de posts compreensivelmente alarmados, têm também sido feitas algumas publicações miseráveis a estigmatizarem minorias.

Uma epidemia combate-se em duas frentes em simultâneo: com medidas de saúde e com informação verdadeira e atempada às pessoas. Nenhuma das duas pode ser descurada. Enquanto a saúde é da responsabilidade do poder central, a informação é dever tanto das autoridades centrais como das locais.

As autoridades nacionais têm dado a informação nacional todos os dias. As locais deviam dar a informação local. Muitas não o fazem, muitas fazem-no. Algumas de uma forma exemplar. Por exemplo, todos os dias a câmara de Mafra faz uma publicação online da “situação epidemiológica” no concelho. 


É uma infografia fácil de ler, com números desagregados por freguesia, em que todos os dias os mafrenses ficam a saber dos novos casos, do total de casos confirmados, activos, recuperados, suspeitos e em vigilância. 

Infelizmente, desde o início da Covid-19, a câmara de Viseu tem sido um zombie político.

É verdade que promoveu um micro-desconto na água depois ter feito um macro-aumento no início do ano, é verdade que procedeu ao rastreio nos lares depois de empurrada pelo governo e pela CIM, não é menos verdade que distribuiu duas máscaras por casa, mas este pouco não faz esquecer o muito que não fez.

E, no mais importante, António Almeida Henriques, em vez de dar informação oficial e credível aos munícipes do que se está a passar, tem preferido fazer caixinha com a informação da Covid-19 que recebe todos os dias. 

Se o município de Viseu (PSD), como era sua obrigação, estivesse a seguir  bons exemplos como o de Mafra (PSD), os viseenses não teriam dado ouvidos à boataria desta semana.

Comentários

Mensagens populares