Decadência*

* Publicado hoje no Jornal do Centro 

1. Escrevi este Olho de Gato no dia de S. Valentim, dia cujo romantismo não foi estragado por nenhum míssil de Kim Jong-un (decerto, também ele de coração derretido), míssil que envergonharia, pela segunda vez, a america great again de Donald Trump (decerto, também ele a pensar na sua Melania).


Dia de namoração em que duas femmes fatales norte-coreanas envenenaram Kim Jon-nam**, irmão do líder norte-coreano, no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia. Terá sido um spray? Uma seringa? Um chocolate em forma de coração?

Este primeiro ponto é uma desconversa pegada, claro. Até porque vai ser lido quando as flores desta noite já serão só murcheza triste, triste como a matéria que se segue.

2. A terceira república está cada vez mais decadente. A entrada dos partidos de protesto na área do poder teve um efeito paradoxal: em vez de parar a queda, está a acelerá-la.

É que a propensão para a opacidade e tolerância perante o negocismo também já infectaram o bloco e o PCP que até já nem com a fossa socrática se incomodam. Só isso explica o voto daquelas ex-virgens púdicas ao lado do PS contra a audição de Armando Vara no inquérito parlamentar sobre a CGD.

3. Já se suspeitava mas agora há provas: a terceira república faz leis para benefício de uma pessoa. Mais: põe o beneficiário a redigir o texto legal que lhe interessa. Aconteceu entre o ministro Mário Centeno e o ex-presidente da CGD, António Domingues.

Não ter havido consequências desta captura privada da decisão governamental tem um nome — decadência.

4. No passado dia 6, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou que a Troika “não tenha descoberto há mais tempo” os buracos da nossa banca.


Editada a partir daqui
Ninguém se admirou com o facto de o presidente estar a culpar a Troika daquilo que devia ter sido feito pelas nossas autoridades. Já ninguém estranha nem se revolta, nem o primeiro responsável da república, com esta decadência das nossas instituições.

** Informações sabidas depois de fechada a edição do Jornal do Centro indicam que seriam duas vietnamitas e que usaram spray (ver link)

Comentários

  1. Sem tempo para comentário mais longo, apenas digo: ponto 2 - que gozo!
    E aguardemos o novo pacote autárquico. Uma boda para todos!
    Fiquemos (sempre) com a música...

    Shankar Jai - “Bombay Talkie”
    https://youtu.be/rrfTgIx5FcM?list=PLWpHLcalmb5uAnKMi2mDkIS_o869-qpWu

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares