Quinto poema do primeiro livro dos amores

Era intenso o calor, passava do meio dia;

Estava eu em minha cama repousando.

(...) Eis que vem corina numa túnica ligeira,

Os cabelos lhe ocultando o alvo pescoço;

Assim entrava na alcova a formosa Semiramis,

Dizem, e Laís que amaram tantos homens.

Tirei-lhe a túnica, mas sem empenho de vencer:

Venceu-a, sem mágoa, a sua traição.

Ficou em pé, sem roupa, ali diante de meus olhos.

Em seu corpo não havia um só defeito.

Que ombros e que braços me foi dado ver, tocar!

Os belos seios, que doce comprimi-los!

Que ventre mais polido logo abaixo do peito!

Que primor de ancas, que juvenil a coxa!

Por que pormenorizar? Nada vi não louvável,

E lhe estreitei a nudez contra o meu corpo.

O resto, quem não sabe? Exaustos, repousamos.

Que outros meios-dias me sejam tão prósperos.

Ovídio

Trad.: José Paulo Paes


Comentários

Mensagens populares