Marcel Duchamp passou por Estói

 

Fotografia Olho de Gato


Dada — C'est fini, la peinture

1

"Dada e os três humoristas graves, que são Duchamp, Schwitters e Tinguely, assinalam o fim do conceito de 'poiesis', tão como prevalecera desde a Antiguidade. (...)

Fotografia Olho de Gato
Aquilo a que se chama «arte» continuará a ser produzido, exposto e conservado. Os lençóis sujos e vitelos cortados ao meio são em número suficiente. Mas a arte deixará de ser evocada, deixará de ser alvo das tentativas que visavam «pensá-lá até ao fim». (...)

Um urinol de Duchamp, uma colagem de Schwitters, uma peça «auto-destrutiva» de Tinguely podem coexistir com esta retirada e impulsioná-la.

Conscientemente ou não, é o que continuará a excitar a nossa curiosidade nas galerias de arte.

A «obra-prima», tal como a conhecemos e sonhámos, não pode honestamente fazê-lo.

C'est fini, la peinture."


2

"O legado de Dada foi imenso.

A partir dele, não houve movimento significativo da arte e da literatura ou do debate estético do Ocidente que não remeta para Dada.

A desconstrução e o pós-modernismo são uma tradução de Dada na gíria da teoria académica -- gíria por vezes tão impenetrável como a própria glossolália de Dada.

O culto do absurdo no existencialismo deriva de Dada, do mesmo modo que os rituais anárquicos dos jovens da geração das flores e dos contestatários mascarados na ruas do capitalismo."

George Steiner, in GRAMÁTICAS DA CRIAÇÃO


Comentários

Mensagens populares