Frank Zappa*

* Hoje no Jornal do Centro


1. O sr. Google não me achou uma frase de Frank Zappa em que ele defendeu que a escolha do inquilino da Casa Branca devia ser votada por todos os países do mundo.

Não encontrei a tal frase, mas apareceu-me muita informação sobre o genial músico norte-americano que era tudo menos um hippie virado para o umbigo. Pelo contrário: Zappa era um freak irrequieto, movido a tabaco, café e manteiga de amendoim, com uma intervenção política permanente em defesa da liberdade e da participação democrática, especialmente dos jovens. Era bom que estes procurassem as suas músicas e atentassem nas suas palavras.

A tal frase dele que eu procurei foi mais ou menos assim: “como as decisões dos presidentes dos Estados Unidos afectam todo o planeta, deviam ser todos os cidadãos do planeta a votar na sua escolha.»

Vinte e seis anos depois da morte de Frank Zappa, o mundo interfere mesmo nas eleições presidenciais dos EUA e isso é assumido, com todas as letras, por políticos norte-americanos de topo:

— em Julho de 2016, Trump fez o seguinte pedido numa conferência de imprensa: “Rússia, se estás a ouvir, espero que sejas capaz de apanhar os 30 mil e-mails que faltam. Eu penso que serás fortemente recompensada pela nossa imprensa”. Putin, como se sabe, fez-lhe a vontade e os e-mails comprometedores de Hillary Clinton apareceram mesmo;

— há três meses, numa entrevista, Hillary sugeriu que um dos candidatos às primárias democratas faça o seguinte apelo: “China, se estás a ouvir, porque é que não consegues as declarações de rendimento de Trump? Tenho a certeza que os nossos media te davam uma rica recompensa.” Não se sabe se Xi Jinping vai fazer aparecer as ditas declarações.

Uma coisa é certa: a Rússia e a Arábia Saudita vão mexer os cordelinhos por Trump e a China e o Irão pelo candidato democrata.

2. Com a saída de Joaquim Seixas da câmara de Viseu, quem é que defende agora os viseenses dos decibéis em excesso produzidos pelo seu ex-colega Jorge Sobrado?




Comentários

Mensagens populares