Acabou o Natal*

* Publicado no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 16 de Janeiro de 2009


1. Acabou o Natal.

Em Viseu, já tiraram a passadeira alaranjada da Rua Formosa e foi-se o Porsche do sorteio do Forum. A neve da última sexta-feira fez da cidade um presépio branco lindo mas atrasado.

É tempo de fazermos uma aterragem na crise. Que seja suave…

2. Há novidades na política de estacionamento em Viseu.

A câmara anunciou uma descida forte nas tarifas dos parquímetros (de 64 cêntimos para 40, na primeira hora). É uma notícia excelente.

Estão a decorrer concursos para a construção e exploração de dois parques de estacionamento no centro histórico. Oxalá esses concursos não fiquem vazios.

Infelizmente, ainda não foi desta vez que a câmara municipal anunciou lugares de estacionamento reservados aos moradores. Foi pena. É uma medida tão necessária para dar vida ao centro histórico como a tão falada loja do cidadão.

3. Depois das votações à tangente no parlamento na semana passada, a avaliação dos professores ficou assim:

i) até 31 de Agosto, continua em vigor a versão simplex (um faz-de-conta desassisado);

ii) a partir de 1 de Setembro, regressa a versão complex (um labirinto sádico infecundo).



4. As eleições autárquicas e legislativas devem ser feitas no mesmo dia. É um 2 em 1 cheio de vantagens: poupa-se tempo e dinheiro.

Dizer-se que as pessoas não sabem distinguir o voto local do voto nacional é um insulto à inteligência dos portugueses.

Uma democracia saudável respeita os calendários eleitorais. Há duas boas datas para irmos a votos e aviarmos logo tudo de uma vez: 27 de Setembro e 11 de Outubro. O domingo 4 de Outubro não é tão bom por causa do fim-de-semana prolongado.

Comentários

Mensagens populares