Bicicleta*

* Publicado há exactamente dez anos, em 26 de Outubro de 2007

1. Jacques Delors, o último presidente a sério da União Europeia, dizia que a “Europa” é como uma bicicleta – é preciso pedalar sempre em frente. Parar de pedalar significa trambolhão.

A “Europa”, de facto, tem pedalado muito. Lembremos os últimos 15 anos, com a ajuda do artigo de João César das Neves “A saga da Constituição Europeia”:
i) 7Fev1992, assinatura do “Tratado de Maastricht”; entrou em vigor em 1Nov1993;
ii) 2Out1997, assinatura do “Tratado de Amsterdão”; vigorou a partir de 1Maio1999;
iii) 26Fev2001, “Tratado de Nice”; em vigor a 1Fev2003;
iv) 29Out2004, assinatura da «Constituição para a Europa»;
v) 29Maio2005, chumbo da Constituição, pelos franceses, em referendo; uma semana depois os holandeses fizeram o mesmo;
vi) Em 13 de Dezembro de 2007, os líderes europeus vão assinar o “Tratado de Lisboa”. Seguir-se-ão as ratificações nos vários países.

2. Assim mesmo: 15 anos, 5 tratados. Delors foi ouvido. Em cima da bicicleta, os líderes europeus não têm parado de pedalar. Boa parte deles até está com medo de ir ao controle anti-doping, que é como quem diz: não quer ouvir os seus cidadãos em referendo.

Apesar de preferir o jogging, José Sócrates mostrou também ter jeito para pedalar a bicicleta europeia. Acaba de ter uma grande vitória diplomática. Sócrates esteve igualmente bem ao não dizer nada quanto à forma de ratificação do Tratado antes da sua assinatura, em Dezembro. O carro nunca antes dos bois.

Penso que o PS deve defender o referendo ao “Tratado de Lisboa”. O PS prometeu isso em campanha eleitoral e os compromissos eleitorais devem ser respeitados.

Comentários

Mensagens populares