Mérito *

* Texto publicado hoje no Jornal do Centro


1. Em meados dos anos de 1990, David M. Kotz e Fred Weir tentaram perceber por que razão o império soviético tinha implodido tão rápida e pacificamente. Para isso, eles entrevistaram centenas de altos responsáveis da ex-URSS e publicaram as suas conclusões em 1997, numa obra intitulada "Revolução de Cima: O Fim da União Soviética".

A tese principal deste livro é simples de explicar: o fim da União Soviética não aconteceu por ter havido uma revolta dos de baixo contra os de cima. Se tivesse sido assim, ao novo regime teriam correspondido novos dirigentes, e não, como aconteceu, comunistas recauchutados.

Gorbatchov queria reformar a URSS mas as elites soviéticas perceberam que eram elas que iam ficar com os despojos quando o regime desmoronasse e trataram do assunto. Os actuais plutocratas russos estavam próximos da cúpula soviética e conseguiram assegurar os favores do estado ou roubaram-no directamente.

Vladimir Putin, um ex-KGB, é só o vértice deste sistema cleptocrata e mafioso que tem, nos seus cromossomas, o autoritarismo anti-democrático das velhas elites soviéticas.


in Jornal do Centro, edição de 9.1.2015
2. O socialista João Ribeiro ganhou a câmara de Tabuaço em 2009 e perdeu-a logo nas eleições seguintes. Aquele município, no final de 2013, tinha a maior dívida por habitante do distrito (2119 euros) e era o terceiro com maior grau de endividamento (174%).

No actual mandato, como vereador da oposição, ele faltou a 19 das 32 sessões da câmara. Esteve presente em 1 de Julho e, a seguir, baldou-se a todas as outras sessões do segundo semestre de 2014.

Ora, nessa mesma metade do ano passado, João Ribeiro foi escolhido para o secretariado da federação do PS-Viseu e foi ainda indicado, pela cúpula distrital, como um dos "felizes poucos" da Comissão Nacional do PS.

Como se vê, ter um lugar de topo no PS-Viseu não depende do mérito eleitoral, nem do mérito gestionário, nem tão pouco da assiduidade ao cargo para que se foi eleito.

De que dependerá então?

Comentários

  1. Super merito?
    E Fernando Calix!!?? Também na Comlssão Nacinal. Suprema ironia...

    ResponderEliminar
  2. Se o PS Viseu não muda neste momento, para melhor, não haverá outra oportunidade. Se Almeida Henriques está em festa o PS não pode assobiar para o lado. Se assobia, mais perde.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares