Estetoscópio

Adelaide Modesto, António Ribeiro de Carvalho e Rui Santos (moderadores), Alexandre Santos
Fotografia Olho de Gato


Tarde e a más horas, a menos de 24 horas das eleições para a concelhia de Viseu do PS, finalmente organizou-se um debate entre os dois candidatos a um mandato de 4 anos que vai levar o partido até às autárquicas de 2017.

Nos quinze minutos mal medidos em que lá estive, o debate decorreu sem nenhuma vivacidade e vazio como é vazio o PS pós-socrático.

Apesar daquela monotonia, em poucos minutos consegui acabar com a minha indecisão, indecisão que não desaparecera durante a prévia leitura que tinha feito das moções "Responsabilidade e ambição", de Adelaide Modesto (lista A) e "Um PS com todos", de Alexandre Santos (lista B).

Decidi o meu sentido de voto quando, cinco minutos depois de ter chegado, foi posto a debate o tópico que verdadeiramente interessa — como vai ser escolhido o candidato à câmara em 2017. 


Disse Adelaide Modesto — o candidato será escolhido cedo e o nome decidido será trazido à assembleia-geral de militantes. Isto é, os militantes comem e calam.

Disse Alexandre Santos — o candidato será escolhido por primárias, os militantes devem ter voz activa na decisão e votar. Esse voto em primárias poderá ainda ser aberto a simpatizantes. Isto é, os militantes (e, eventualmente, os simpatizantes) para comer, primeiro falam.

Adelaide Modesto fala, no seu programa, em criar "mecanismos de auscultação" para acabar com "a ideia dos partidos como sistemas fechados". Isso é blá-blá-blá. É uma contradição insolúvel com o que anunciou. Há lá coisa mais fechada do que querer escolher o candidato socialista à câmara de Viseu em "petit comité"?

Que estetoscópio Adelaide Modesto quer usar na referida "auscultação" para "atrair independentes e simpatizantes" do PS? 


Fazia-lhe essa pergunta ontem. Mas foi-me dito que os socialistas presentes não podiam fazer perguntas. Perguntas só as dos moderadores/cronometristas. Saí imediatamente mal descobri isso.

Tenho as cotas em dia. Logo vou votar em Alexandre Santos.

Comentários

Mensagens populares