Mentiras infladas *

* Texto publicado no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 6 de Fevereiro de 2015



1. George Steiner, quando esteve a trabalhar como professor convidado na China, foi visitar os guerreiros de terracota de Qin Shi Huang, o primeiro imperador chinês. É um sítio formidável: há ali enterradas entre dez a doze mil estátuas de guerreiros, todos com expressões faciais diferentes, feitos com "terra assada" a baixas temperaturas, a tal "terracota", formando um monumento funerário único.

Ora, como indagou Steiner junto da equipa de arqueólogos responsável, foram deixados bastantes guerreiros à mostra para estudo e visita, mas a maior parte foi novamente tapada com terra, não tendo sido feito sequer um registo fotográfico deles.

Steiner perguntou porquê e responderam-lhe: “As estátuas que já vimos são tão bonitas e satisfazem a nossa necessidade científica e imaginação. Deixemos às futuras gerações o prazer de encontrar as restantes. Dizemos-lhes onde estão e isso é suficiente para nós.”

Não conheço história mais distante do espírito ocidental, da sua curiosidade impaciente e, tantas vezes, predadora.


Pinóquio — Acert
Fotografia de Zé Tavares
2. Em Dezembro de 2003, quando liderava a oposição ao dr. Ruas na câmara de Viseu, tive que lhe chamar, em comunicado de imprensa, “Pinóquio de bigode e com nariz inflado”, por causa da forma como ele descreveu um acontecido numa sessão camarária.

Agora, em Janeiro de 2015, os actuais vereadores do PS, em comunicado de imprensa, tiveram que chamar "mentira" à forma como António Almeida Henriques descreveu um acontecido no Bairro da Cadeia.

Na sessão de câmara seguinte, o dr. Ruas chegou, cumprimentou-me, sorriu, e deu início aos trabalhos. Já António Almeida Henriques, na sessão de câmara seguinte, fez cara de caso, virou-se para os vereadores socialistas e ameaçou-os com uma participação ao Ministério Público.

Como se sabe, quanto mais fraco é o poder político mais ele tende a pedir ajuda ao poder judicial.

Comentários

Mensagens populares