A verdade dos números *

* Texto publicado no Jornal  do Centro há exactamente dez anos, em 16 de setembro de 2011



1. Quando, em Abril, o PS fez em Matosinhos o último congresso de José Sócrates ...


... escrevi aqui nesta coluna: “este congresso é a véspera de um outro que vai ser bem mais amargo que este. Espera-se que seja menos albanês.”     

Assim aconteceu. António José Seguro teve agora o seu congresso em Braga. Foi um fim-de-semana amargo mas não albanês. Houve duas listas para a comissão nacional e desapareceram as vergonhosas votações acima de 90%.

O aparelho que em Abril bradava: “estou contigo, Zé!”, diz agora, impertubável e com a maior cara de pau: “estou contigo, Tó Zé!”.      

Nada disso deve causar estranheza. Como se tem visto, a vontade dos partidos portugueses não se constrói das bases para a cúpula mas sim da cúpula para a base.     

O PS tem agora um líder preocupado com a corrupção e a mistura entre a política e os negócios e que fala de um “código ético” para os eleitos socialistas — assuntos que eram tabu absoluto no tempo de José Sócrates todo virado para o negocismo.    

Seguro tem dois grandes desafios pela frente:     

(i) não ser transformado no Marques Mendes do PS, chutado fora na primeira oportunidade;     

(ii) ganhar as eleições autárquicas de 2013.

O segundo desafio é menos difícil que o primeiro. 

     

José Moreira
Fotografia de Nuno Ferreira


2. Todos o anos é anunciado que se bateu o record de visitantes na Feira de S. Mateus. O número de visitantes do último ano é sempre melhor que o do penúltimo. Esta “inflação” atirou as coisas para uns inverosímeis sete dígitos.

Caro José Moreira, novo presidente da Feira, quando for feito o balanço do certame deste ano, por favor também aqui se pede um fazer diferente.      

É que, como é evidente, só há um número incontroverso para se medir a afluência, só há um número que interessa: o número de bilhetes vendidos.

Comentários

Mensagens populares