Obrar *

* Parte de um texto publicado no Jornal do Centro em 18 de Abril de 2008


     1. Entrámos em mais um ciclo de cimento e alcatrão. Com a chegada dos fundos comunitários e a pressão do calendário eleitoral, chegou o tempo das empreitadas; vamos ter um ano e meio de reportagens com políticos de fato escuro e capacete amarelo enfiado no cocuruto.
     Do ministro com o livro de cheques mais recheado ao presidente de junta da mais pequena freguesia, tudo se prepara para “obrar” rapidamente e em força.
     Portugal, com este obreirismo todo, progride como o caranguejo nos rankings da União Europeia. Vai ser ultrapassado até pelos países do leste que aderiram à União Europeia em 2004.
     O dinheiro abundante e fácil dos últimos 20 anos, proveniente dos fundos comunitários, aumentou a corrupção e fez o país perder o sentido da frugalidade.
     A mancebia cada vez mais descarada entre as elites políticas e as elites económicas não ajuda nada.
     Estraga-se muito. Esquece-se que o dinheiro dos fundos comunitários é fruto do suor do trabalho dos europeus (também do suor dos portugueses) e que deve ser gerido com critério e a pensar no interesse público.

     2. Li, na última edição deste jornal, que o Estudo para o Centro Histórico de Viseu recomenda a requalificação da Praça D. Duarte e da Rua Grão Vasco. Deve ser defeito meu, mas não percebo. Qual é a ideia? Tirar granito novo para pôr granito novo?

Comentários

  1. Desde a entrada de Portugal na UE em 1986 ( então CEE) que os fundos comunitários tem sido desbaratados ( ou melhor enbolsados) disfarçados de um vulgar espertismo. A nossa cidade é um bom exemplo disso. Políticos a brincar aos " carrinhos" e "túneis", a desgovernar o que agora nos faz falta. Vários Quadros comunitários de apoio em todos estes anos ( como se o dinheiro caísse do céu) e não houvesse faturas para pagar.Cimento, granito e outros pavimentos "embelezaram" a cidade, esquecendo a qualidade de vida.Uma cidade feita para circular de automóvel ( só de passagem)! Uma cidade com um crescimento estrangulado pela especulação imobiliária e pelas círculares, rotundas e bairros dormitório! Algumas florestas de cimento, onde o verde é uma miragem...Tudo em nome de uma "feira de vaidades", pobre e tosca...

    ResponderEliminar
  2. Há uma semanas andavam lá a medir...

    As pedras estão tortas e partidas, portanto!

    ResponderEliminar
  3. As requalificações que se têm feito com base no "dinheiro comunitário" sempre pecaram pelo excesso e até com alguma falta de gosto que essa situações, normalmente,acarretam. Trocar pavimentos em granito tradicional por outros serrados, só por execsso de dinheiro!
    Nesse aspecto penso que a crise educará...a menos que não chegue a todos...

    ResponderEliminar
  4. Espero que haja bom senso. Foi feita a última requalificação hà 10 anos. Foi um calvário para comerciantes e clientes. Um enorme desrespeito pelas pessoas por parte do empreiteiro, e da Câmara que não ligou nenhuma. Nunca mais recuperámos os clientes queperdemos aqueles 2 anos.Os que voltaram foram corridos pela PM com tanta multa.Já 10 anos antes tinham substituido as pedras do pavimento e mudado a estátua. Espero que agora não a voltem a mudar outra vez.Foi vendida a ideia de que era para colocar as infraestruturas subterrâneas, retirar antenas e cabos das paredes etc etc... as antenas continuam, os cabos continuam, os pinos já foram substituidos, a canalização do gaz nunca foi certificada,aquele túnel da rua do comércio não serviu para nada, arruinaram-nos o negócio, e ainda querem repetir?
    Esta é daquelas obras que devia ser muito bem explicadinha, porque pela forma como a vi construir ficaram-me muitas dúvidas. Acho que devem ir requalificar para outro lado!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares