Asa de mosca*

* Texto publicado hoje no Jornal do Centro




Fernando Figueiredo
1. Fernando Figueiredo e o seu blogue "Viseu, Senhora da Beira" (VSB) foram, até às autárquicas de 2013, protagonistas centrais no panorama mediático local.

Impulsivo, verrinoso, cortante, o desassombro de Fernando Figueiredo foi criando anti-corpos nos políticos da cidade — que são muito palmadinhas-nas-costas, muito pai-nosso-de-avental-posto, muito mais de acordo do que parece a quem os ouve na assembleia municipal.

O VSB às vezes excedia-se, mas tinha um papel importantíssimo:

(i) fixava a agenda — assunto tratado naquele blogue era falado pelo povo (na caixa de comentários e não só) e pelas elites (na caixa de comentários e não só);

(ii) fazia o papel de "asa de mosca" (mão que, no póquer aberto, só ganha num caso: perante a mão máxima, o Royal Straight Flush) — ao usar esta metáfora quero dizer que quem tinha na mão o jogo do poder em Viseu só receava a "asa-de-mosca-VSB"; esta acabava por funcionar como um "moderador" dos poderes: impunha algum cuidado aos poderosos.

Um desses poderosos, Fernando Ruas, no final do seu mandato, decidiu demandar o VSB em tribunal. Fui testemunha de defesa de Fernando Figueiredo nesse processo. Deixada aqui esta "declaração de interesses", não admirará a ninguém a alegria que senti ao saber que Fernando Figueiredo foi absolvido na Relação e a esperança que tenho no rápido regresso do VSB à boa forma que habituou os seus leitores.

É também bom saber-se que o nosso estado, desta vez, não vai sofrer a costumeira condenação no Tribunal Europeu de Direitos Humanos por desrespeito grosseiro da liberdade de expressão.

2. O PS acaba de apresentar uma proposta de alteração à lei eleitoral para encurtar os prazos eleitorais. É uma alteração mais que necessária e a última coisa útil que este parlamento poderá fazer.

A Grécia consegue ter um novo governo eleito em menos de quatro semanas. Em Portugal gastam-se quatro meses em caracolismos formais.

Comentários

  1. Tarde e a más horas esse comentário sobre FF e o VSB.
    Testemunha? mais valia o gato ter ficado a dormir,

    ResponderEliminar
  2. Senhorrrrr anónimo alforreca

    Estrrrranha-se que o senhorrrrr alforreca não tenha sido solicitado para serrrr testemunha no prrrrocesso.

    Deve ser porrrrque anda semprrre a dorrrmirrrr mesmo quando julga que está acorrrrdado.

    ResponderEliminar
  3. Ponto único da discussão: Liberdade.
    Fernando Figueiredo pugnou pela liberdade (neste caso imprensa)?
    Então eu também estaria sentado ao lado de Joaquim Alexandre.
    E não comungo das ideias políticas do sr Figueiredo.
    Mas o denominador comum é o mesmo:Liberdade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, JB

      "FREIHEIT ÜBER ALLES!"

      O Fernando Figueiredo e o Viseu Senhora da Beira ajudam muito a que a esfera pública de Viseu não seja só palmadinhas-nas-costas e cochichos.

      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares